terça-feira, 31 de março de 2009

Outas pautas de discussão:

Assim como a discussão do transporte universitário com o vereador, foram abordados alguns temas importantes para a cidade, como a contrução do Aterro Sanitário em itaboraí.
Foi afirmado que há uma lei, aprovada em primeira votação, que impede o município de receber lixo de outras cidades, entretanto, essa lei não foi convocada para a pauta da plenária de ontem, 30/03/2009, por que o presidente da câmara não se manteve firme quanto à confirmação de outros vereadores votar contra a vinda de resíduos de fora, e que após nossa reunião, durante a plenária da câmara, alguns vereadores se abstiveram de falar sobre o Aterro, como foi o caso do vereador Niodir Salles (Líder do Governo na câmara), Outro vereador, o único que subiu a tribuna para defender, Netinho Cardoso, cujo sobrenome é o mesmo dos antigos donos do terreno que agora pertencem à companhia CTR, que trará o empreendimento, e também usou a palavra para dizer que pretende ser prefeito de Tanguá. Demais vereadores se posicionaram contra, como Levi do Mercado, Lucas Borges, Irmão Caio, Geraldo Saraiva, Bil, Elson Paz e Valdir Batista.

Após o termino da sessão, e no início da sessão extraordinário no mesmo dia, as 22:00, foi lido durante o plenário, pelo vereador Levi do Mercado, o vereador mais jovem da casa, um documento redigido pela CEAI, que será fornecido aqui no blog, em manifestação ao DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE. (30/03/2009)

Clique Aqui para fazer o Download da Homenagem da Comunidade estudantil de Itaboraí ao Dia Mundial da Juventude, Lido em sessão na câmara dos Vereadores

Aqui segue o aúdio da sessão, a fala se encontra nos ultimos 5 minutos finais Clique aqui para ouvir (A Câmara retirou, por tempo indeterminado, seu site do ar, impedindo a participação popular nos foruns de discussões e decisões da cidade)

No dia 31/03/2009 foi realizada uma audiência pública na ALERJ, na comissão de meio ambiente, para ouvir a população, o MP (Ministério Público, o INEA e a Empresa Estre sobre o Lixão. Estiveram presentes Thiago Moreira, Andréia e Elton. A audiência durou cerca de 4 horas e teve diversos debates, entretanto, a empresa ESTRE se aproveitou da falta de tempo para não responder algumas questões levantadas, como o valor do terreno, se as cidades teriam de realizar coleta seletiva obrigatoriamente, sobre a omissão dos copos d´água subterrâneos na audiência pública anterior, na AIPERJ, entre outras questões de importância. O MP defendeu a visita das lideranças da sociedade e, inclusive, a representação de estudantes. Os dois deputados presentes foram contra a instalação, e o presidente da comissão se manifestou simplesmente afim de averiguar poucas irregularidades. O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) afirmou que toda documentação e fiscalização do locas e da empresa seguem as leis, entretanto, caíram em contradição quando o representante do MP questionou sobre o relatório do instituto que afirma necessitar de mais documentos e averiguações no local. Dos representantes de Itaboraí, Estiveram presentes apenas os vereadores Geraldo Saraiva e Irmão Caio, e o ex-vereador Zeca de Pacheco. Abaixo segue link da ALERJ para matéria realizada pela Assembléia Legislativa sobre a audiência popular.



Aqui segue o Relatório de impacto ambiental (RIMA) para download (70Mb)

Abaixo, vídeo da TV ALERJ sobre a Audicência

2 comentários:

  1. O dia 22/05 está chegando!

    Passeata contra a instalação, em nosso município, do aterro sanitário que devido a quantidade de lixo que ali será jogada está sendo chamado de lixão. De acordo com Deise Monassa, provavelmente 5000t de lixo serao depositadas ali, diariamente. Queremos apenas o nosso lixo! Cada município que trate do seu! Por que Itaboraí, foi escolhido para ser o depositário do lixo alheio? Por que não fomos escolhidos para sediar uma escola tecnica federal para qualificar os nossos jovens? Por que não um campus da UFF, UERJ ou UFRJ? Por que não um hospital com tomografia computadorizada, RMN e demais equipamentos de ultima geração? Por que não o ônibus universitário? Nada disso! Para o municipio sobrou apenas lixão! Vamos lutar contra isto! Se não vencermos essa batalha a incompetência será nossa! Portanto, quem levanta esta bandeira junte-se a nós, no dia 22/05/2009 às 9horas, em frente ao Esporte Clube Comercial, vestido com um saco de lixo preto e leve o maior número de pessoas que comungam com esta ideia!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Na realidade o Dep Est. Audir Santana não foi declaradamente contra. ele simplesmente marcou esse audiencia na Alerj como forma de demonstrar ao povo que ele está fazendo alguma coisa. Mas lá diante dos empresários, ele ficou calado, só o Altineu falou contra a esse absurdo que estão querendo colocar na cidade. Por trás de tudo, sempre há o interesse.

    ResponderExcluir