sábado, 27 de junho de 2009

REUNIÃO COM O PREFEITO

No dia 16 de Junho, os integrantes da CEAI tiveram uma reunião com o Prefeito de Itaboraí, tendo também a presença do Presidente da Câmara. Antes de iniciar a reunião, tivemos contato com o principal representante da Secretaria de Educação, o Professor Leão, ao qual informamos que o nosso coletivo, tinha deliberado que a nossa sugestão de nome para compor a Comissão do TSU, como representante da secretaria de Educação, seria o nome dele. O representante da Secretaria de Educação ao ouvir a nossa sugestão demonstrou simpatia a idéia.


Ainda antes da reunião com o Prefeito, o Presidente da Câmara sugeriu aos integrantes da CEAI, que como essa era a primeira reunião com o Prefeito, ela deveria ser uma reunião de agradecimentos pela implementação do Transporte Social Universitário. Nós lamentamos a postura do vereador e ignoramos o seu pedido.


A reunião inicia com a fala do Presidente da Câmara apresentando a CEAI e tentando a princípio, demonstrar para o Prefeito, o quanto os estudantes Universitários estavam gratos com o Transporte Social Universitário. Essa questão foi a que mais nos incomodou, devido ao fato do Presidente da Câmara tentar colocar uma conquista estudantil, como uma dádiva divina realizada pelo Poder Público Municipal. Todos os integrantes da CEAI, estavam ali para obter a definição de um direito que possuímos e não para contemplar felicitações ao Prefeito.



Das duas vezes que o Presidente da Câmara apresentou a fala mencionando essa “gratidão”, esperando que a CEAI atendesse ao seu pedido, a postura realizada pelo nosso coletivo, foi de ignorar o pedido do Presidente da Câmara, realizando logo em seguida a sua fala, perguntas ao Prefeito sobre a possibilidade da Prefeitura apresentar mais ônibus. O Prefeito respondeu dizendo que isso será possível no futuro, mas que agora terão que ser apenas esses dois ônibus que serão alugados.



A CEAI depois de um enorme esforço teve que interromper a fala do Prefeito, que estava narrando a sua biografia, para dar ênfase que esses dois ônibus não conseguirão atender a demanda dos estudantes do Município. Com isso, tentamos solicitar um dos ônibus da Secretaria de Educação para ser utilizado já nesse segundo semestre, porém o Prefeito disse que os ônibus dessa Secretaria serão utilizados em outros projetos.

No momento em que mencionamos a importância da realização de um Levantamento dos alunos, que cursam faculdades em outros municípios, tentamos mostrar ao Prefeito que o projeto do TSU, ainda não possui dados para determinar quais serão os horários e os trajetos a serem realizados. Com isso defendemos o argumento que os horários e os trajetos dos ônibus, sejam definidos apenas a partir da obtenção das informações sobre os alunos interessados no uso do Transporte. Após ouvir essa nossa argumentação, ele concordou demonstrando que é interessante que seja realizado da forma como mencionamos.

Uma outra postura do Presidente da Câmara, que acabou gerando um profundo incomodo nos integrantes da CEAI, foi quando este mencionou em uma de suas falas, que os estudantes agora compreendem a importância do Centro de Tratamento de Resíduos (LIXÃO – nome como forma de protesto). Por opção, devido ao pouco tempo que tínhamos, preferimos ignorar esse equívoco presente na sua fala, na medida em que a todo momento, demonstramos que somos contra a vinda de um LIXÃO que se propõe a receber lixos de outras regiões. Sendo assim, logo ao término da narrativa do Presidente da Câmara, cobramos a definição das datas das inscrições do TSU e, segundo o Prefeito, elas deverão ocorrer no início de Julho. Tanto o Prefeito quanto o Presidente da Câmara, após ouvir as nossas argumentações em relação as datas, acabaram concordando que fossem realizadas nesse período.

Por fim, embora a reunião não tenha atendido as nossas expectativas por completo, conseguimos algumas definições essenciais sobre a implementação do TSU. Nesta relatoria estamos criticando algumas posturas do Presidente da Câmara, porém reconhecemos que este vereador viabilizou a realização da reunião. Ao mesmo tempo que reconhecemos essa iniciativa do vereador, criticamos o fato de que diversas vezes encaminhamos ofício a Prefeitura, solicitando essa reunião e não fomos correspondido, o que demonstra o distanciamento da cultura política local com a participação Popular. Porém dentro daquilo que acreditamos, a CEAI veio para desenvolver uma construção popular participativa em Itaboraí, e a todo momento, estaremos atento observando quem de fato esta disposto a dialogar com a População.

3 comentários:

  1. MUITO BOA A NARRATIVA, ESSES CARAS TEEM QUE APRENDER A ENTENDER QUE DEPOIS QUE PASSA A CAMPANHA O POVO TEM QUE SER RESPEITADO, QUE ELES ESTÃO ALI POR OBRA E GRAÇA DO POVO, O SENHOR LUCAS BORGES TEM QUE PARAR DE SE ACHAR O REPRESENTANDE DO DIVINO NO PODER PÚBLICO DE ITABORAI, CAIA NA REAL SENHOR PRESIDENTE DO LEGISLATIVO,MOSTRA PARA O POVO A PROCURAÇÃO QUE O DEUS LHE DEU PARA REPRESENTAR ELE POR ESSAS BANDAS, BOBALHÃO.

    ResponderExcluir
  2. A CEAI é a melhor coisa que aconteceu em Itaboraí nos ultimos tempos. Continue assim e não se curve diante dos poderosos. O poder emana do povo e em nome desse tem que ser exercido. Quanto à postura do vereador,não poderiamos esperar outra. Enquanto alguns governantes se acham deuses, este, tem certeza que o é. O onibus universitario não é um favor, é uma conquista dos universitarios de Itaboraí! Parabéns a todos os componentes desse movimento chamado CEAI que começa a mudar (para melhor) a cidade de Itaboraí!

    ResponderExcluir
  3. é verdade, agente precisa de pessoas como voces que briguem pelo nosso direito, os sujos politicos de Itaborai, não respeitam o povo, são simpaticos, bonitinhos na hora de pedir o voto, mais depois deixam as pessoas ao deus dará, adorei a passeata do feriado, voces estão contudo.

    ResponderExcluir