domingo, 2 de agosto de 2009

Diretora do LIXÃO ("CTR") novamente envolvida com denúncias de Crime Ambiental

CRIME ECOLÓGICO

Existe um projeto de lei aguardando a votação na ALERJ (Câmara de Deputados do Estado do rio de Janeiro) de nº 526/2003 de autoria do Deputado Paulo Ramos (PDT) que prevê a criação de um LIXÃO dentro do PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA (na antiga pedreira Inoã, que desmatou uma enorme área até ser fechada em 1998) atendendo aos municípios de Maricá, Niterói e São Gonçalo. Este projeto será votado por volta do dia 15 de Fevereiro de 2004, quando os deputados voltam do recesso (férias). A elaboração do projeto foi sugerido ao deputado pela Sra. Dayse Monassa, presidenta da CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói) [E, atualmente, diretora do CTR - Itaboraí]

Como argumento, o “deputado” cita em seu projeto que a área foi invadida desordenadamente e está em processo de favelização, o que é uma imensa mentira. Poucas casas surgiram desde que o PARQUE foi criado em 1991. Na verdade, o projeto retira a antiga pedreira da área de proteção e indeniza ($) o proprietário da mesma quando da sua aquisição pelo estado ou municípios.

A origem do problema esta no fato de os governos (passados e atuais) não terem investido na manutenção do aterro sanitário no "morro do céu"(Niterói) e Itaoca (SG) com projetos sérios (reciclagem, incineradores, etc...) para ampliar seu tempo de utilização que, devido a isto, foi reduzida em 11 anos.

Sendo este “projeto” aprovado teremos uma catástrofe na região, com a contaminação da água e desvalorização dos terrenos e imóveis de Inoã até o Arsenal, porque ninguém vai querer morar perto de um LIXÃO.

Só para lembrar, a área onde querem colocar o LIXÃO fica aos pés da SERRA DA TIRIRICA onde existem duas fazendas com criação de gado, uma área em franca expansão ocupada ordenadamente com residências, condomínios e sítios que utilizam o lençol freático para captar água para consumo próprio (água esta de ótima qualidade, atestada por laboratórios e FEEMA) além de uma imensa e diversificada fauna e flora

Também é bom saber que a água encanada, inaugurada pela prefeitura de Niterói junto com a empresa "Águas de Niterói" novembro/2003 e que atende a região de Várzea da Moças e Rio do Ouro, é captada através de poços artesianos abastecidos pelo mesmo lençol freático que vem da serra da TIRIRICA. Lençol freático este que agora querem contaminar e destruir.

Fonte: Site oficial do Museu Virtual de Maricá (14/01/04)

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber se esse projeto de lixão foi aprovado pela alerj, senão oq a relatoria questionou do projeto, e como isso pode afetar o lixão de Itaboraí?

    Adolfo

    Abç

    ResponderExcluir
  2. Até a presente data não conhecemos ou desconhecemos algum político que seja contra o LIXÃO e a favor de Itaborai, os que manifestam desejam contrário, rapidamente mudam de idéia, digamos que sejam "honestos" mesmo assim são volúveis, digamos que sejam volúveis, caem no desinteresse pelas coisas do coletivo,digamos que sejam desinteressados, mas pq brigaram tanto para chegar a câmara? no caso os vereadores, e o senhor prefeito? esse LIXÃO começou a ser aprovado na antiga gestão, pq ele não se pronuncia? essa questão de LIXÃO, não tem nada haver com alerj, com câmara de Itaborai ou com prefeitura, isso é uma questão de vergonha na cara, de falta de hombridade, e digo mais quem apoia LIXÃO, ou tá levando vantagem, ou tem rabo preso com quem tá levando, e ponto final.

    ResponderExcluir