sábado, 17 de outubro de 2009

A POPULAÇÃO LUTOU E CONSEGUIU!

No dia 15 de Outubro de 2009, nós, moradores de Itaboraí, presenciamos uma cena que talvez seja o início de uma nova era na vida política da cidade: a Câmara Municipal, que sempre se mostrou disposta a aprovar uma emenda à Lei Orgânica Municipal que abriria portas para Itaboraí receber lixo de qualquer outra localidade, foi forçada a voltar atrás e derrubar a emenda em segunda votação. Isso graças à ao intenso debate e à ação de diversos grupos da sociedade civil organizada, com todo o destaque para a CEAI.

Estávamos dispostos a registrar tudo o que acontecesse nessa votação, uma vez que os vereadores tinham medo de que cumpríssemos nossa promessa de registrar os nomes deles e, em futuras eleições, divulgarmos seus nomes como os veradores que aprovaram o LIXÃO. Era absolutamente nítido o desconforto estampado na face deles.

A sessão acabou sendo uma festa: manifestantes adentrando a Câmara com cantos de palavras de ordem, cartazes, lotando um espaço que, em última instância, é nosso. Havia inclusive uma espécie de "placar", onde fomos marcando o voto de cada um deles, e tudo isso sendo registrado em vídeo.

O ponto fraco a destacar foi a ausência de muitos grupos importantes de nossa sociedade civil organizada, alguns deles que antes tinham participação ativa na discussão. A manifestação acabou se restringindo à CEAI, a uma pequena representação do Rotary, que era muito mais uma manifestação individual do Professor Lacerda, com alunos seus, e muita gente não ligada a nenhuma entidade específica, que lá compareceu. No fim, com toda essa pressão política em cima, TODOS os vereadores votaram em derrubar a emenda.

A CEAI, com presença orgânica no Ato, se demonstrou como a principal liderança social e voz ativa na luta contra o Lixão. Durante a Manifestação, a principal palavra de ordem, puxada pela CEAI, deu o pano de fundo para que a população conseguisse mudar, pela primeira vez na história da cidade, uma decisão do Legislativo.

Mas o problema de forma alguma está resolvido. Ficamos sem uma legislação que trate do assunto, e no momento o caso da empresa que IRIA instalar o Lixão está no Ministério Público. Enquanto isso, um Vereador Santana anuncia que já existe um outro projeto de emenda à Lei Orgânica, que será apresentado, e talvez já votado em primeira votação, na sessão do dia 19 de Outubro. Segundo ele, essa emenda visa fazer com que a cidade construa seu aterro público municipal e só possa receber o próprio lixo.

Portanto, estamos de parabéns! Talvez não tenhamos a noção exata do que pode estar acontecendo, mas é possível que estejamos fazendo História em nosso município. História com "H" maiúsculo. Mas devo lembrar que vencemos uma batalha, mas a guerra ainda não acabou. Esse mesmo espírito de luta que vem nos insuflando os ânimos, que fez com que na sessão cantássemos a plenos pulmões: "NEM LIXO NEM LIXÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO", não pode parar aqui. Temos outras batalhas nessa guerra, e depois dela temos outras "boa lutas".

A Câmara deu mostras de que nunca soube lidar com isso. Eles nunca souberam lidar com a comunidade se organizando e cobrando, participando, propondo, DANDO AS CARAS em linhas de frente. Ficou claro que eles não sabiam muito bem o que fazer com isso. Mas deve ficar ainda mais claro que, a partir de agora, eles vão ter que aprender, sob pena de cometerem seus "suicídios políticos".

Vamos então continuar com essa mesma garra. A questão do Lixão ainda não terminou, e logo virão outras bandeiras de luta, além das velhas, que clamarão pelo nosso engajamento. E não só a Câmara, mas a Prefeitura e suas Secretarias, e outras instâncias de poder precisam sentir a nossa força, e perceber que estamos dispostos a inaugurar uma nova realidade em nossa querida Itaboraí.

Parabéns a todos. Parabéns também aos vereadores, por que não? Se eles cederam porque perceberam seu erro, ou apenas para escapar da pressão popular, pouco importa. Até porque a pressão deve continuar. Parabéns a todos! E esperamos ver a todos, e a muitos outros que ainda engrossarão nossas fileiras, nas próximas lutas.

Texto escrito pelo amigo e morador de Itaboraí Rodrigo Pereira Guimarães

Um comentário:

  1. Ainda bem que nos livramos disso. Agora o cidadão Itaboraiense pode respirar aliviado.

    ResponderExcluir