terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reunião da Comissão Contra Lixão (22/12/09)

PESSOAS PRESENTES

No dia 22 de Dezembro ocorreu a primeira reunião da Comissão Contra Lixão. Dos integrantes da Comissão estiveram presentes o Rodrigo, Fábio Salles, os dois representantes da CEAI, Gilciano (Gil) e Thiago e os vereadores Geraldo Saraiva e Alzenir Santana. Estiveram presentes também os vereadores Bil, Deoclécio Machado, Niodir Salles, Élson Paez e o presidente da Câmara Lucas Borges.

DEFINIÇÃO DA DATA DA VOTAÇÃO DO LIXÃO

Começamos a dialogar sobre a principal pauta, que foi a definição da data da votação da proposta apresentada pela CEAI, que através do seu conteúdo, impede de forma definitiva a vinda de lixo de outras regiões para Itaboraí. Os argumentos dos vereadores presentes assinalavam para a importância de se realizar essa votação em Março. Os integrantes da Comissão por compreenderem que caso essa votação fosse realizada ainda esse ano, seria um espaço de tempo muito curto para tentar alcançar os noves vereadores necessários para aprovação dessa proposta. Desta forma, os integrantes da Comissão concordaram que a votação seja realizada no período mencionado pelos vereadores, porém exigiram uma definição de data, sendo marcada para o dia 11 de Março.

OUTRAS REUNIÕES DA COMISSÃO CONTRA LIXÃO

Como forma de estimular ainda mais uma postura democrática, a Comissão Contra Lixão se comprometeu a realizar reuniões com os vereadores que não estiveram presentes na reunião de ontem, como forma de viabilizar um espaço para que estes também possam colocar suas opiniões nesse contexto em questão. Geraldo Saraiva e Alzenir Santa assumiram o compromisso de agendar essas reuniões para o início de Janeiro.

CRIAÇÃO DE SEMINÁRIOS PARA IMPEDIR A DESMOBILIZAÇÃO

Como forma de impedir que a temática do Lixão caia no esquecimento, a CEAI sugeriu que seja realizado seminários sobre a temática do lixo, convidando pessoas qualificadas a discutirem esse assunto e tentando também trazer a Secretária do Meio Ambiente de Itaboraí para dialogar conosco. O principal objetivo desse Seminário é impedir a desmobilização. A idéia foi aceita por todos os presentes.

RETOMADA DAS PUBLICAÇÕES DA RÁDIO CÂMARA

Falamos também da importância em se retomar as publicações da Rádio Câmara. O Presidente da Câmara, o vereador Lucas Borges, assumiu o compromisso em colocar a Rádio no ar até o dia 15 de Fevereiro. Disse também que iniciará o projeto da TV Câmara. Rodrigo ressaltou a importância em manter a Rádio funcionando mesmo com a TV Câmara, pois poucas pessoas possuem internet banda larga para assistirem os vídeos. Segundo o vereador Lucas Borges, a pessoa responsável pelas publicações não teve como continuar mais trabalhando para a Câmara Municipal, devido a outros compromissos pessoais por isso, segundo ele, a Rádio ficou todo esse tempo fora do ar.

O TRANSPORTE SOCIAL UNIVERSITÁRIO

Sobre o Transporte Social Universitário (TSU), a CEAI denunciou a forma como a Secretaria de Indústria e Comércio está tratando o projeto. Foi apresentado as irregularidades da ficha de inscrição, por não viabilizar a realização de uma análise sócio-econômica eficiente e transparente, na medida em que a ficha possui apenas uma folha, não contendo assim um questionário sócio-econômico adequado.

Em seguida denunciamos também a completa falta de compromisso dessa Secretaria em passar qualquer tipo de informação aos estudantes que se inscreveram no TSU. Devido a isso, os vereadores Geraldo Saraiva, Alzenir Santa e Deoclécio Machado criarão uma comissão para ainda essa semana, exigir a lista de todos os nomes dos inscritos no projeto e constatando a deficiência das inscrições, em relação a questão da realização de uma análise sócio-econômica, tentarão ver o melhor meio possível para corrigir tal deficiência.

Dentro dessa questão, a CEAI reforça a importância em se alterar a forma como serão realizadas as próximas inscrições. Continuamos defendendo que seja feito uma análise sócio-econômica com pessoas qualificadas na área de Serviço Social. Como temos duas integrantes da CEAI nessa área e que acompanharam todo esse processo, que elaboraram inclusive um questionário sócio-econômico, que simplesmente foi ignorado pelo executivo, nós da CEAI mais uma vez tentaremos encaminhar para o executivo essa proposta.

O Presidente da Câmara finalmente se pronunciou, sobre o argumento apresentado por alguns integrantes do executivo, quando disseram que a Lei 2.088/09 que trata do TSU era inconstitucional. Ele se prontificou a averiguar toda essa questão, assumindo o compromisso em defender a lei como forma de dar sustentabilidade ao projeto. Falou também que foi aprovada uma licitação para compra de dois ônibus para comporem o TSU. Disse também que a empresa que ganhou a licitação foi a Rio Ita.

SUGESTÃO DE CRIAÇÃO DE UM PÓLO DO CEDERJ EM ITABORAÍ

O integrante da CEAI Gilciano (Gil) apresentou uma sugestão aos vereadores, para que estes criem uma articulação com o objetivo de trazer um pólo do CEDERJ para o município de Itaboraí. Com a vinda desse pólo, Itaboraí terá a presença de mais cursos de preparação para o vestibular. O vereador Alzenir Santana assumiu o compromisso em articular essa questão.

AGENDAMENTO DE UMA REUNIÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA COM O SEPE

Dando ênfase a importância em se criar um diálogo melhor entre a Câmara Municipal e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) foi agendada uma reunião entre o Presidente da Câmara e o SEPE para segunda feira, dia 28 de Dezembro, ás 17:00 hs. Faltando apenas a confirmação do Sindicato e as sugestões de pautas a serem discutidas com o vereador. Em função da importância do que venha a ser discutido é provável que o SEPE solicite um tempo maior de reunião. Ficaremos aguardando a confirmação do Sindicato.

CONCLUSÃO

Achamos a reunião produtiva, porém é importante deixar claro que todos os compromissos realizados foram colocados dentro de uma prazo a ser comprido. A CEAI convida a população de Itaboraí, para nos ajudar a acompanhar a realização desses compromissos por esses vereadores.

CEAI: DIALOGA, FISCALIZA E COBRA.

9 comentários:

  1. Isso aí CEAI!! Acreditamos que o diálogo entre sociedade civil e política é imprescindível para a solução de problemas que atingem a sociedade.

    Eles têm a caneta e nós temos a voz (e o voto)...

    Agora, quanto a questão da licitação do TSU, alguém tem o edital, ou já viu? E a Rio Ita? Que previsível hein...

    ResponderExcluir
  2. A primeira meta a c cumprida é a da lista com todos os inscritos para utilizarem o ônibus universitário, uma vez que o pedido dessa lista será ainda nessa semana, e a mesma será encurtada por motivo do feriado d Natal.

    Lembrando....

    Outros alunos em Itaboraí fizeram e passaram(ão) no vestibular desse ano, por esse motivo, além do nome dos inscritos para utilizarem o ônibus universitário é de suma importância marcar com urgência uma nova inscrição para a utilização do mesmo e q dessa vez seja feita uma real análise sócio econômica do candidato.

    ResponderExcluir
  3. A secretária de meio ambiente de Itaboraí tem garantido que a obra do CTR começa no inicio de 2010...é uma pena...realmente aqui é uma sociedade de sofá

    ResponderExcluir
  4. É necessário a população está atenta para que isso não ocorra. Porém, tem que tomar cuidado para não virar massa de manobra.

    E a articulação do pessoal da CEAI mostra que eles estão trabalhando para não virarem massa de manobra.

    ResponderExcluir
  5. Reunião da comissão contra o lixão. Naão pertenço a esta comissão porque nem ao menos sabia da sua existencia. Se soubesse teria participado da reunião. O comentario da Samanta procede. Tenho ouvido falar que os caminhoes do CTR já manobram incessantemente lá onde eles pretendem instalar esse nefasto empreendimento. Eles estão se lixando. Sabem que o nosso poder de mobilização tende a zero. Se esse lixão for implantado, tenhamos certeza que a nossa pouvca mobilização foi decisava para tal fato. Só a CEAI tem se manifestado. Ninguem mais tem colocado a cara na reta. Que pena! Vamos às ruas pessoal! Uma sociedade de cordeiros será devorado por um governo de lobos! Contra o lixão! vamos juntos contra o lixão!
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  6. No dia 21 de Dezembro ocorreu a primeira reunião da Comissão Contra Lixão. Ninguém me avisou! Gostaria de ter participado! Doravante não mais falo que sou veemente contra o lixão porque sei que já me tornei altamente redundante!
    Qualquer manifestação contra esse infame lixão, por favor me comuniquem! Quero participar!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  7. Professor Lacerda, seu nome foi lembrado sim para ser chamado, infelizmente não houve tempo hábil para fazer o convite.

    ResponderExcluir
  8. Obrigdo Italo! Na proxima estaremos lá! Feliz natal para todos e um venturoso ano novo, sem lixão, é claro!

    ResponderExcluir
  9. A secretaria de meio ambiente é figurativa em Itaboraí. Não vejo nenhuma de suas ações em práticas. O que ela faz afinal? Apenas dá emprego para um monte de "cordeirinhos" alienados?
    Absurdo a mesma afirmar que o empreendimento será iniciado agora em 2010.
    Devemos ir até o local e ver com os moradores locais o que eles acham sobre a recepção do lixão na porta de suas casas...aliás, alguns moradores já se pronunciaram com a CEAI, no desespero da vinda desse empreendimento. Porém, a maioria deles não participam das ações conjuntas contra essa baixaria.Não sei porque motivos...

    ResponderExcluir