domingo, 21 de março de 2010

Finalmente, a Câmara Municipal desperta de sua letargia.

Na noite de segunda-feira (15/04/10) na sessão da câmara dos vereadores, o Presidente da Câmara Vereador Lucas Borges, declarou em alto e bom som que irá fiscalizar o andamento do TSU e fará cumprir a lei 2.088/09 que regulamenta o projeto.

O Presidente da Câmara disse que recebeu denúncias sobre o “jeitinho” realizado pelo Secretário de Agricultura para selecionar os usuários do transporte universitário. Em sua explanação, chamando o Secretário Renato Ferreira de politiqueiro (termo utilizado também por outros vereadores que foram à tribuna para falar sobre o TSU), disse esta com “sangue na boca” e que se precisar “cabeças vão rolar”. Pois assegurou que é inaceitável o TSU rodar da forma como está, sem ter sido realizada uma análise sócio-econômica, e pior, sendo gerido por uma Secretaria que nada tem haver com projeto.

Segundo o Vereador Deoclécio Machado, até mulher de Secretário (não mencionou nome) está usando o Transporte Universitário. Uma pessoa que ganha um salário de 12 mil, precisa de um Transporte Social???

Nesta mesma sessão, uma comissão foi formada para averiguar a veracidade de tais denúncias e cobrar a listagem com o nome de todos os inscritos e contemplados para o uso do transporte (luta esta que a CEAI trava desde as inscrições realizadas em 2009 pela Sec. de Indústria, Turismo e Comércio). Comissão composta por três vereadores, representando o Poder Público: Geraldo Saraiva, Marcos Araújo e Deoclécio Machado; e dois Universitários Igor Daniel e Thiago Rocha, ambos da Comunidade dos Estudantes e Amigos (CEAI), representando a sociedade civil organizada.

A comissão do TSU iria começar a averiguar os fatos nesta quinta-feira passada, dia 18/04 às 10:00 hs através de uma reunião na Sec. de Agricultura, cujo objetivo era buscar maiores esclarecimentos sobre o andamento do Transporte. Porém, a reunião não aconteceu e ainda não nos passaram o motivo. Não sabemos se foi incompetência de cumprir o que foi firmado em assembléia ou simplesmente esperteza por parte dos mesmos.

A CEAI esta de olho e irá cobrar que o TSU seja um direito da população e não fonte de apadrinhamentos e de brigas político-partidárias.

2 comentários:

  1. Boa!! Valeu! Há tempos que não vejo isso aqui. Mais uma vez parabéns por essa iniciativa de vocês, pela luta dos direitos, cidania, respeito, valores que andam tão esquecido por entre os meios políticos. Parafraseando o poeta: "Itaboraí, mostra sua cara".

    Naila

    ResponderExcluir
  2. Essas pessoas não merecem confiança! Estejamos sempre atentos. O TSU não é uma dádiva do poder público como eles querem fazer crer, mas sim uma conquista, com muita luta, da CEAI. A CEAI é orgulho e exemplo para a atual e futuras gerações.
    Parabens CEAI!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir