domingo, 4 de abril de 2010

A "Estranha" Sessão da Câmara do dia 18 de Março de 2010.

Todos que acompanham os trabalhos da Câmara, sabem que as sessões raramente começam antes das 19:00.

Porém, dia 18 de Março de 2010, dia em que a população se preparava para acompanhar a votação da LEI CONTRA O LIXÃO, participando assim, efetivamente do processo político da cidade, os vereadores iniciaram os trabalhos bem cedo, quase colocando a votação em cheque, o Presidente da Câmara por pouco não deu por encerrada a sessão por falta de quorum, mas o vereador Valdir Batista chegou de última hora e a reunião pôde ser iniciada, com isso a Lei formulada em Assembleia Popular, promovida pela CEAI juntamente com o SEPE de Itaboraí foi votada e aprovada por unanimidade, pelos 9 Vereadores presentes na Câmara. Estavam presentes os Vereadores Lucas Borges, Geraldo Saraiva, Niodir Salles, Deoclécio Machado, Irmão Caio, Levi do Mercado, Elson Paz, Valdir Batista e Bill; e faltaram: Marcos Araújo que chegou atrasado, Carlinhos da Farmácia que também chegou atrasado, Alzenir Santana que se encontra em viagem e Moadir da Faraó, a votação durou por volta de dez minutos.

A lei foi aprovada em primeira votação, porém, para ser concretizada depende de uma segunda votação, onde o Presidente da Câmara, Vereador Lucas Borges, afirmou que o intervalo mínimo entre a primeira votação e a próxima é de pelo menos 10 dias.

Alguns Vereadores chegaram a comentar sobre a ausência da população na Câmara. Certamente esses Vereadores não notaram que do lado de fora da Câmara contava com aproximadamente 100 pessoas que ali estavam para conferirem a votação da Lei Contra o LIXÃO, tendo até um ônibus vindo de Manilha somente para essa votação.

Todos os presentes na Praça de Itaboraí, em frente à Câmara, ficaram extremamente descontentes com a impossibilidade de acompanhar a votação.

Os integrantes da CEAI acharam no mínimo estranho que a sessão justamente no dia de uma mobilização popular em Itaboraí tenha ocorrido de forma tão rápida e tenha começado tão cedo, porém, como já foi dito, os cidadãos que acompanham os trabalhos da Câmara sabem que esse fato raramente ocorre.

Pelos fatos citados acima fica a dúvida:

- Os Vereadores iniciaram a sessão da Câmara tão cedo, e a promoveram de forma tão rápida, justamente para desmobilizar a população de Itaboraí que começa a se organizar politicamente a fim de cobrar seus direitos e acompanhar mais de perto as decisões políticas da cidade?

- Ou tudo não passou de uma infeliz coincidência para a população que esperava com ansiedade acompanhar de perto essa votação?

CEAI - Dialoga, fiscaliza e cobra.

9 comentários:

  1. Não pude estar presente nesta votação, mas saúdo a CEAI pela constante preocupação e atuação em prol do bem comum em nossa cidade. Não me recordo de nenhuma entidade que tenha tido uma atuação tão firme e convicta no nosso município. Esta entidade faz um trabalho histórico e sem precedentes.

    ResponderExcluir
  2. Nada de coincidências! Aquilo é tudo planejado. Numa votção eles são contra o lixão, mas fica sempre para tudo ser decidido numa outra oportunidade. Nessa outra oportunidade não aparece a quantidade suficiente par a votação e com isto o tempo vai passando para nós e sendo cantabilizado em favor dos senhores vereadores. Uma hora o lixão é aprovado e começa a construção aí eles dizem: nós somos contra, mas agora não podemos fazer mais nada!
    Se eles quisessem barrar o lixão já o teriam feito. Eles sabem que estão enrolando. È tão dificil assim dizer eu sou contra o lixão e vou assinar essa lei que não o permite ou ainda sou favoravel ao lixão e não vou assinar nada? É obvio que não! Eles são favoraveis à vinda do lixão, mas não querem dizer explicitmente porque em 2012 virão às ruas pedir votos e por isso não querem mostrar suas verdadeiras faces. Prestem atenção! Nas proximas eleições, todos dirão que eram contra o lixão. Se dependesse dele não teria vindo. Cabe à população marca bem estas pessoas e lhes dar o troco, ou não, na hora conveniente. O que não podemos é achar que eles estão contra o lixão. É mentira. Se estivesem contra já teriam aprovado a lei que impede o empreendimento. Estes vereadores são os pais do lixão, com as poucas exceções que pensamos saber.
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  3. Professor Lacerda, segundo o jornal O São Gonçalo a construção do LIXÃO começou logo após o carnaval e sua inauguração esta prevista para Junho desse ano.

    Segue a reportagem:

    Inea libera novo aterro sanitário em Itaboraí

    O aterro sanitário de Itaboraí começará a ser construído logo após o carnaval, no dia 22. O projeto da empresa paulista Estre recebeu a licença de instalação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em janeiro. A previsão é que o Centro de Tratamento de Resíduos seja inaugurado em junho deste ano. O CTR-Itaboraí terá capacidade para receber parte do lixo do município do Rio, além das onze cidades do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste), que abrigam população aproximada de 3 milhões de pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Fonte: http://www.osaogoncalo.com.br/pol%C3%ADtica/2010/2/12/8607/inea+libera+novo+aterro+sanit%C3%A1rio+em+itabora%C3%AD

    ResponderExcluir
  5. Enviado por Felipe Sáles - 11.2.2010 | 6h26m

    Fonte: http://extra.globo.com/geral/extraextra/posts/2010/02/11/inea-libera-instalacao-de-centro-de-tratamento-de-residuos-em-itaborai-265272.asp

    ResponderExcluir
  6. O Extra foi mais exato na data do início das óbras.

    Inea libera instalação de Centro de Tratamento de Resíduos em Itaboraí

    O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) liberou a Licença de Instalação (LI) do Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí (CTR-Itaboraí). As obras começam depois do carnaval, dia 22. Serão investidos cerca de R$ 25 milhões na construção do aterro sanitário, que vai atender o Rio e 11 municípios do Consórcio das Cidades do Leste Fluminense (Conleste). O novo Centro deve empregar 200 funcionários.

    ResponderExcluir
  7. Quando falamos que o Lixão (lixo de vários municípios) não será bom para Itaboraí, alguns nos chamam de sectários. Realmente o tempo é o senhor da razão! O que aconteceu agora em Niterói, no futuro acontecerá conosco! Está aí o lixão. Para Niteroi, só o seu lixo,não foi bom. Sê-lo-á para Itaboraí, lixo de vários municípios. Mais uma vez o tempo dirá quem tem razão. Aguardem!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa ficou fora desse txt.

    1 ou 2 dias antes da votação vários perfis falsos (fake) entraram nas principais comunidades de Itaboraí no orkut e espalharam a falsa notícia d q a votação seria adiada.

    Mais uma manobra para desmobilizar a população!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir