quinta-feira, 8 de abril de 2010

Notícias sobre as vítimas da Chuva

Visconde, a Sibéria de Itaboraí

Em matéria do site
G1.com, moradores de Visconde de Itaboraí, um dos bairros mais afetados pela chuva, reclamam do abandono da Prefeitura, que deixou o bairro, atualmente ilhado, sem intervenção do Poder Público.
Reclamação dos moradores de ViscondeFonte: G1.com

A CEAI esteve com uma equipe no bairro de Porto das Caixas e pôde constatar a completa falta de preparo e capacidade do Poder Público Municipal em gerir este tipo de calamidade. Não há, nos locais, nenhuma autoridade presente, apenas um caminhão da Prefeitura que é destinado ao reparo de iluminação pública.

A faixa de terra posterior à ponte que liga Porto das Caixas à Visconde de Itaboraí sedeu, deixando um espaçamento de quase 5 metros no meio da estrada, impossibilitando a passagem até mesmo a pé. Há de se lembrar, também, que a atual é temporária e uma definitiva está sendo construída ao lado desta há cerca de um ano, após a queda da antiga travessia. O Estado já liberou verba específica para a construção de uma nova, porém o Poder Executivo não aceitou, dizendo haver verba própria do município para tal obra.

Na estrada que liga o distrito de Itambi à Visconde, uma outra ponte também caiu, deixando o bairro histórico de Visconde totalmente "ilhado". A travessia de pessoas e quaisquer outros produtos (inclusive alimentos e insumos básicos) é feita a pé, por uma antiga estrada férrea, atualmente desativada.

A ponte de Venda das Pedras, que faz a ligação entre toda a cidade de Itaboraí com a parte norte da BR-101 e a RJ-116 (Itaboraí-Friburgo) está com rachaduras e foi bloqueada. O acesso é feito pelo Centro da cidade, passando pela ligação para o sul da BR-101 (via duques).

Todos em prol dos desabrigados

No Morro do Bumba, em Niterói, funcionários e máquinas da CTC, consórcio que atua na terraplanagem do COMPERJ, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht e Queiroz Galvão, em Itaboraí, se somaram ás equipes de resgate do local.


Já em Maricá, município também afetado pela chuva, topógrafos da CTC monitoram as condições para a realização da abertura do canal entre a Lagoa e o mar, que irá auxiliar no escoamento da água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário