quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reportagem do jornal 'O Itaboraí' sobre a luta da CEAI contra o LIXÃO.


Confiram as perguntas e respostas que deram origem a reportagem sobre a LUTA DA CEAI CONTRA O LIXÃO

1. Como e quando nasceu o CEAI? Como foi fundada?

A CEAI - Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí - é um Coletivo composto por estudantes Secundaristas, Universitários, Professores e Amigos, todos moradores de Itaboraí. Surgiu em Março de 2009, com a necessidade de uma mobilização para pressionar a implantação do Transporte Social Universitário (TSU). Não havendo assim um fundador da comunidade, a comunidade foi fundada em consenso entre as vertentes citadas acima para lutarmos pelo Transporte Social Universitário. Hoje a CEAI atua em diversas frentes, como pelo TSU e contra o Lixão.

Para não comprometer a base ideológica do movimento e garantir o caráter Popular do coletivo, a CEAI não apóia nenhum candidato ou partido.

2. De que forma vocês estão se organizando para a manifestação de quinta-feira?

A CEAI vem atuando contra o LIXÃO de forma permanente, promovendo reuniões, seminários, uma revista bimensal, listagem de e-mail, perfil no orkut e um blog, ou seja, todos os meios de comunicação possível para levar a população de Itaboraí informações sobre esse "empreendimento" visto pela própria população como sendo uma afronta contra nosso município.

Nessa quinta-feira estaremos presentes mais uma vez acompanhando de perto a votação feita pelos Vereadores, informando e levando a maior quantidade de pessoas possíveis para a sessão na Câmara que pode aprovar um Projeto de Lei formulado em Assembleia Popular promovida pela CEAI junto com o SEPE de Itaboraí, Lei essa que visa barrar definitivamente todo o lixo vindo de outros municípios e formulada pela própria população do município, que diferente de alguns políticos da cidade, tem o único interesse no bem estar da própria população.

3. Quantas pessoas vocês esperam mobilizar para a sessão?

Estimamos levar, pelo menos, 100 pessoas. Como foi o caso da votação em primeira instância realizada no dia 18 de Março.

4. Qual as perspectivas para a votação?

Esperamos que os Vereadores não mudem o seu voto, aprovando assim o Projeto de Lei que visa barrar definitivamente o recebimento de lixo de outras cidades em Itaboraí, porém sabemos que somente a aprovação da Lei não é o suficiente, uma vez que a mesma tem que ser sancionada pelo Prefeito, que por inúmeras vezes se mostrou favorável ao LIXÃO, contrariando assim a vontade da população que o elegeu.

Mesmo com o Prefeito sancionando a Lei, ficaremos dependendo da publicação da mesma, e como a previsão do início dos trabalhos do LIXÃO é para junho desse ano, se a Lei não for publicada até essa data não haverá impedimento legal para barrar o lixo "estrangeiro".

5. Vocês tem conhecimento do início das obras, mesmo antes do lixão?

Sim, a CEAI acompanha de forma permanente todas as notícias relativas a cidade de Itaboraí, e sabemos que as obras de instalação do LIXÃO começaram em Fevereiro desse ano, logo após o carnaval.

6. Vocês tem outras alternativas de informação para quem não tem acesso a internet?

Sim, além do nosso BLOG também temos uma revista bimensal chamada CEAInforma que terá mais um número lançado no dia 14 de Maio na Praça e Itaboraí e que será distribuída de forma gratuita, além de conter as principais notícias divulgadas no nosso blog.

BLOG DA CEAI: www.comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com

7. Informações adicionais que vocês gostariam de nos contar:

A CEAI continua a lutar pela implantação da LEI 2088/09 (Lei do Transporte Social Universitário), aprovada pela Câmara e vetada pelo Prefeito, atualmente o ônibus está rodando em forma de uma concessão, porém nosso coletivo entende que esse tipo serviço deve se constituir em um direito previsto em Lei e não uma concessão que pode ser revogada a qualquer instante.

Quem estiver interessado em participar, acompanhar e colaborar com nosso coletivo pode utilizar nosso blog www.comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com, nossa revista bimensal CEAInforma, nosso e-mail onibusuniversitario@gmail.com, nossa comunidade no orkut e nossos perfis no orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário