sexta-feira, 28 de maio de 2010

Zeca Lixão na Câmara de vereadores

No dia 27 de Maio, integrantes da CEAI estiveram na Câmara Municipal como forma de acompanhar as repercussões da Manifestação do dia 22. Levamos o ZECA LIXÃO, pelo fato deste ter se tornado o principal símbolo de luta contra o Lixão.

Foi gratificante ver a população presente nos parabenizando pela organização da manifestação e pela iniciativa em criar o ZECA LIXÃO.

Entre os presentes, estavam os moradores da região Jardim das Acácias, que de forma organizada foram cobrar o asfaltamento de duas ruas em sua região.

A seção inicia com a fala do Élson Paz , dizendo que já tinha se reunido com o Prefeito e que essas ruas serão asfaltadas. Disse que o próprio Prefeito junto com ele, irá realizar a inauguração das duas ruas.

Em seguida, teve a fala do vereador Geraldo Saraiva, que de forma breve fez comentários em apoio ao asfaltamento dessas ruas. Porém optou em utilizar o seu tempo de fala, para denunciar as agressividades que o Prefeito Sérgio Soares realizou no dia da Manifestação, mostrando repúdio principalmente ao fato de terem aumentado o som no momento em que passávamos. Parabenizou a CEAI, enquanto coletivo, por ter organizado com êxito a manifestação do dia 22 de Maio.

O vereador Deoclécio Machado também apoiou o asfaltamento das duas ruas, mas preferiu utilizar seu tempo da fala para criticar a postura do Prefeito com os manifestantes no dia da Mobilização. Cobrou perante todos os presentes, que o Prefeito assuma publicamente que é favorável a vinda do lixão e o porquê esta fazendo isso. Falou com ênfase que votou contra o Lixão e favorável a emenda criada pela CEAI, contudo apresentou uma fala muito moderada se referindo aos vereadores que votaram a favor do lixão, pois optou em dizer que respeita muito eles, apesar de não concordar.

Por fim, veio a fala de Severino Bill, que logo de início criticou de forma enérgica o Deputado Estadual Audir Santana. Disse que como vereador lutou contra o lixão e que o Audir Santana como deputado não fez nada para impedir a vinda deste projeto, além também de ter dito que este Deputado não fez nada pela cidade. Criticou também o Deputado Federal Alexandre Santos, por este não ter tido nenhum tipo de atuação contra o lixão, porém sua fala foi mais direcionada a crítica a Audir Santana.

Argumentou que o Deputado Estadual, nem sequer atende os telefonemas dos vereadores. Falou que a única coisa que o Deputado Audir Santana fez, foi aparecer na manifestação do ano passado e depois disso não fez mais nada. Dialogou com a população presente, a importância de todos prestarem bem atenção nessa situação, pois as eleições ocorrerão esse ano. Disse com muita ênfase que seu candidato a Deputado Estadual é o vereador Alzenir Santana.

Apesar de dizer a todo o momento, que foi contra o lixão, falou que Sérgio Soares agora é um bom Prefeito. Comentou que antes criticava, mas que agora reconhece o trabalho realizado por Sérgio Soares. Mostrou seu apoio ao Sérgio Cabral, dizendo que ele é um bom governador, pois segundo ele, o governador faz muitas obras. Falou que tem muito deputado que se apropria dessas obras, sem ter participado de nada.

Optamos em colocar apenas as principais falas. Que fique claro que essas narrativas apresentadas acima, expressam as opiniões dos vereadores e não da CEAI.

Vereadores Faltosos: Niodir Salles, Marcos Araújo e Alzenir Santana. Lembrando que o vereador Alzenir Santana também não compareceu na manifestação do dia 22 de Maio.

A CEAI LUTANDO PELA MUDANÇA

Um comentário:

  1. Para que o lixão não chegasse a Itaboraí não precisamos de nenhum deputado (federal ou estadual). Era necessario e suficieente que os vereadores, apenas que os vereadores tivessem aprovado a emenda do vereador Geraldo Saraiva que deixaram de aprovar. Acabou! Agora só nos resta uma esperança ( que eu acho que essa já morreu). O prefeito vetar a construção do empreendimento, o que eu duvido muito! Temos a falar para o vereador que no municipio quem manda são os vereadores e o prefeito. Para quem duida das minhas afirmações, é só ver o que o prefeito fez no dia 22 de maio. Rasgou a constituição ao cercear o nosso direito de ir e vir assim como, o de manisfestar o nosso pensamento. Manda muito e mal!

    ResponderExcluir