quinta-feira, 14 de outubro de 2010

AVALIAÇÃO DA CEAI SOBRE AS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS EM 2010:

Divisão de Votos:

Nas eleições de 2010, nenhum dos candidatos a Deputado Estadual de Itaboraí foi eleito. A divisão de votos, fruto da ambição de vários políticos que se colocaram como candidatos, ao invés de defenderem uma idéia conjunta que atendesse as demandas da população do Estado do Rio de Janeiro por meio de um projeto sério, foi um dos fatores determinantes para que Itaboraí não tenha elegido um representante na ALERJ.

Votos para Deputados Estaduais em ItaboraíO Voto que o Lixão levou:

O outro motivo, ainda mais importante, foi a questão da implementação do LIXÃO (CTR). Os políticos da cidade, que foram favoráveis ou omissos à instalação deste projeto no município foram desmascarados com a luta de uma parcela da população de Itaboraí, na qual a CEAI está incluída, assim como os participantes dos fóruns de discussão da Itaboraí Livre, Itaboraí Oficial e da comunidade da CEAI. O LIXÃO não venceu, ele passou. Com isso, a população de Itaboraí agora possui uma referência mais explícita em quem não votar.

A Rejeição ao Perfil do político de Itaboraí:

A arrogância de boa parte dos candidatos em não sentar com a população e ouvir as críticas que são necessárias, somada à ausência de projetos coletivos, contribuiu para que os moradores do município rejeitassem o perfil atual dos políticos de Itaboraí. Essa rejeição também pôde ser percebida pela quantidade de votos que os Candidatos de outras regiões tiveram em Itaboraí.

A informação na Internet – Uma ferramenta subestimada:

A internet, sem dúvida alguma, principalmente através dos fóruns de discussão mencionados acima, foi o principal meio de comunicação utilizado como referência informativa nessas eleições. A ausência da maioria dos candidatos nesses fóruns demonstrou de forma clara o distanciamento entre eles e a população, assim como suas limitações e o tipo de política mesquinha, individualista e de conchavos ao qual a maioria deles se propõe.

Propostas políticas Caducas:

A lógica do beneficiamento individual, caracterizada por promessas de favores como contrapartida para obter o apoio de um eleitor, predominou como proposta pela maioria dos candidatos. As denúncias que alguns grupos de luta, assim como a CEAI, desenvolveram durante a campanha foram essenciais para que parte dos moradores do município se conscientizasse, do quanto é danoso para o Estado do Rio de Janeiro eleger políticos com essa proposta.

O Perigo de eleger o Maior defensor do Ensino Privado:

Vivemos numa cidade onde está sendo instalada uma refinaria e até o momento não temos infraestrutura e nem projetos que gerem a qualificação profissional no mesmo ritmo do crescimento populacional. O que se tem são projetos de fachada que atendem de forma precária um número reduzido de pessoas.

Isso significa dizer, que Itaboraí precisa com urgência de candidatos que defendam a implementação de campos de faculdades públicas na região. Desta forma, acreditamos que a reeleição do Deputado Federal Alexandre Santos (PMDB) foi algo extremamente danoso para cidade, por ser esse um dos principais defensores do ensino privado no município.

Apesar de ser eleito é possível perceber a diminuição do seu espaço político na cidade, devido a quantidade menor de votos que este candidato teve em Itaboraí.

Vereadores mostram que são favoráveis ao Lixão por apoiar Cosme Salles (PMDB):

Os apoios e as alianças realizadas nessa eleição serviram para que a população perceba, o quanto o posicionamento de alguns políticos se modifica de acordo com seus interesses pessoais. É possível visualizar esse tipo de situação no apoio que os vereadores Lucas Borges (PMDB), Deoclécio Machado (PT), Bil (PDT), Elson Paz (PR) e Levi do Mercado (PR) deram a Cosme Salles (PMDB).

Esses vereadores que de forma muito branda, somente após toda mobilização popular construída e quando os holofotes eleitorais estavam ligados, passaram a dizer que eram contra o lixão.

A CEAI, desde o início assinalou que esses vereadores não se colocavam de forma enfática nessa luta. A comprovação disso está no apoio que eles deram a Cosme Salles (PMDB), mesmo sabendo que este candidato a Deputado Estadual, junto com o Prefeito Sérgio Soares (PP), articulou a vinda do Lixão para o NOSSO município. Se eles se diziam ser contra, então como apoiaram o candidato que trouxe esse projeto monstruoso para a nossa cidade? A máscara caiu!!!

Os vereadores Irmão Caio (PSC), Moadir da Faraó (PMDB), Valdir Batista (PT) e Carlinhos da Farmácia (PSDB) foram favoráveis em trazer o Lixão e também apoiaram Cosme Salles (PMDB). Marcos Araújo (PP) que também se posicionou favorável optou em apoiar um candidato de fora e os outros apoiaram Alzenir Santana (PRP).

Inexpressividade e Alianças equivocadas que prejudicam uma carreira política:

A não reeleição do Deputado Estadual Audir Santana (PSC), demonstrou a fragilidade que este atualmente possui. Sem dúvida alguma isso foi resultado de sua atuação inexpressiva na Alerj. A pequena quantidade de votos que o Janô (PT) obteve, é resultado direto de alianças equivocadas que este político vem construindo em sua carreira. Primeiro foi o apoio recebido de Cosme Salles (PMDB) em 2008, nas eleições municipais, e depois o fato de se tornar Secretário Municipal de Integração Regional no governo de Sérgio Soares (PP). Ambos os apoios desconfiguraram uma possível imagem dele como alternativa para a cidade.

Uma campanha Cara:

A surpresa de fato foi Helil (PTN), que embora compartilhe de mesma cartilha do modelo tradicional conservador da política de Itaboraí, teve um número expressivo de votos. Acreditamos que os vultosos investimentos realizados em sua campanha foi um dos fatores que determinaram esse resultado.

Ampliação do Espaço Político e um Isolamento permanente:

Sadinoel (PR) e Pedrinha (PV) podem interpretar a quantidade de votos que tiveram como um meio positivo de se obter mais espaço na política da cidade, e o resultado do Alzenir Santana (PRP) se resume na sua indecisão nos apoios realizados e no seu isolamento político.

O gosto da vitória da População:

Por fim e mais importante, a derrota de Cosme Salles (PMDB), representou a rejeição que a população passou a ter em função da sua administração desastrosa de 8 anos como prefeito. Soma-se a isso, uma série de processos que este responde na justiça, além é claro, de ter sido ele o principal defensor da instalação do lixão em Itaboraí. Sua aliança com o Prefeito Sérgio Soares (PP) contribuiu para agravar ainda mais esse quadro de rejeição. O investimento pesado feito em sua campanha não conseguiu reverter a imagem negativa que este candidato possui.

O Lixão será lembrado novamente em 2012:

Para concluir, a CEAI avalia o resultado dessas eleições de 2010 como um sinal de uma possível mudança. As eleições municipais virão em 2012 e com toda certeza, faremos de tudo para que a população não esqueça os nomes dos que trouxeram o lixão, dos apoios para quem trouxe, da omissão e covardia de alguns que podiam lutar contra e não fizeram.

Valorização das Faculdades Públicas, dos investimentos em infraestrutura e da realização de mais Diálogos:

Vamos cobrar um perfil de candidatos que defenda a implementação de faculdades públicas no município, que demonstre não ter medo de enfrentar essa corja nojenta que tanto lucra com as faculdades privadas. Precisamos de um tipo de candidato que seja capaz de questionar a forma obscura como as licitações estão sendo feitas, assim como candidatos que valorizem um melhor planejamento urbano diante do rápido crescimento de nossa cidade. Isso também inclui na importância em mencionarmos de forma crítica, os políticos que realizam campanhas que deixam a NOSSA cidade imunda. Vamos cobrar que cada candidato seja capaz de dialogar com a população, inclusive nos principais fóruns de discussão existentes na internet.

Vamos torcer para que se tenha renovação, ou na pior das hipóteses, cobrar uma mudança de postura dos políticos presentes em Itaboraí, embora já tenhamos em mente que isso é algo quase impossível. Ninguém aguenta mais esse perfil arrogante e distante que a maioria dos candidatos possui. Itaboraí precisa de mudanças e nós da CEAI faremos de tudo para que isso ocorra.

A CEAI LUTANDO PELA MUDANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário