sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Enfim Secretaria de Educação realiza eleições para Conselhos Escolares

O Governo Federal implantou os Conselhos Escolares em 2004, mas Itaboraí terá somente agora, dias 03 e 04 de Dezembro a primeira eleição nas escolas municipais.
Cada chapa poderá ter de 7 a 21 membros, dependendo do número de alunos matriculados na instituição. A chapa é formada por representantes de professores, funcionários, alunos, pais ou responsáveis, comunidade local e diretor.
Cabe aos Conselhos zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
As eleições acontecem em todas as 74 unidades escolares municipais. No dia 03 de Dezembro, será durante o horário de funcionamento das escolas. Já no dia 04 de Dezembro das 8h às 12h. Para votar é necessário idade mínima de 12 anos. Vota também a comunidade local com o documento de identidade, além dos pais e responsáveis. O voto é secreto e depositado em urna. O resultado das eleições será apresentado na próxima terça-feira 07de Dezembro.
Mas qual o motivo de tanta demora em se instalar o Conselho Escolar em Itaboraí?
O processo eletivo dos Conselhos Escolares só estão sendo feitos agora pela Secretária de Educação porque a mesma deixou tudo pra cima da hora. Como foi dito anteriormente, o Governo Federal implatou esse plano desde 2004 com prazo de até 2010 para a formação dos conselhos em todas as instituições de ensino básico, a Secretaria de Educação Municipal só encaminhou essa questão no final do semestre de 2010, no momento em que todos os professores estão atolados de tarefas, não dando tempo para se discutir o Conselho Escolar de forma proveitosa, poucos leram devido o prazo curtíssimo de 2 semanas.
Isso fez com que muitos professores não observassem a verdadeira importância do conselho, o que pode acarretar num conselho escolar pelego, como mera ferramenta legitimadora dos interesses dos diretores.
O conselho escolar deve ser baseado no princípio de gestão democrática e ter como função, deliberar e consultar, nos aspectos, político-pedagógico, administrativo, financeiro e fiscalizador das escolas!
Se o conselhor funcionar como se deve, todos os esquemas sórdidos para desviar verba escolar em Itaboraí vão por água abaixo!!!
É por isso que a Secretária de Educação empurrou goela abaixo das comunidades escolares a formação de um Conselho despreparado, sem dar tempo necessário para os professores, alunos e a comunidade civil organizada se prepararem da forma correta para atuar de forma eficaz nos Conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário