sábado, 23 de julho de 2011

ITABORAÍ, REFÚGIO DOS TRAFICANTES DO RIO

           
Não é de hoje que a população de Itaboraí vem sentido na pele e no bolso que a criminalidade em Itaboraí vem crescendo, as notícias mais freqüentes na cidade são os assaltos a coletivos, a “saidinha de banco” e o tráfico de drogas.

O problema relativo ao tráfico de drogas é matéria recorrente nos jornais regionais, mas a um ano a situação começou a piorar com a instalação das UPPs na cidade do Rio de Janeiro.

Em 25 de Abril de 2010 a CEAI postou no seu perfil do Orkut uma matéria do jornal Meia Hora que deixava clara essa invasão.



Nessa semana tivemos três casos amplamente divulgados na mídia televisiva, onde traficantes do Rio foram presos e perseguidos em Itaboraí.

No último dia 16 tivemos um casal preso com mais de 2.400 munições de armas restritas das forças armadas:


Já no dia 18 tivemos a notícia de que policiais encontraram o esconderijo de traficantes no meio da mata em Itaboraí:


Dia 20, foi mostrado no RJ TV um traficante usava uma parede falsa em um templo religioso no bairro da Ampliação.




E dia 21 no programa Balanço Geral apresentou uma matéria de um cemitério clandestino em Itaboraí que segundo o denunciante os executores da vítima seriam do complexo do Alemão.



Em 5 de Junho de 2010, ou seja, um mês após a reportagem do jornal Meia Hora afirmar que havia uma ordem para traficantes do Comendo Vermelho invadirem Itaboraí, o jornal O Fluminense, publicou que a Prefeitura de Itaboraí recebera verba do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e com essa verba instalaria até o final daquele mês 19 câmeras na cidade para auxiliar o policiamento e coibir a criminalidade na cidade.

 A última notícia que se teve desse sistema de vídeo monitoramento foi a apresentação do projeto em 14 Janeiro de 2011 ao secretariado do Prefeito. Na ocasião foi dito que seriam instaladas 16 câmeras na cidade.

Ou seja, além de já ter ultrapassado 6 meses da previsão do início dos trabalhos do sistema, o mesmo ainda sofreu a perda de 3 câmeras.

Absurdamente, mesmo com os equipamentos de vídeo monitoramento já instalados e o aumento da criminalidade na cidade até o presente momento o sistema não está funcionando.

Recentemente em um fórum na internet um Guarda Municipal afirmou que Itaboraí conta hoje com apenas 45 Guardas Municipais.

Ou seja, Itaboraí que tem 430,373 Km² e uma população de 218.090 habitantes, conta com 1 Guarda Municipal para cada 9,563 Km² ou 1 Guarda Municipal para cada 4.846 habitantes.

A cidade do futuro necessita de investimentos já, para que amanhã não seja pior do que a realidade que já nos encontramos hoje.

3 comentários:

  1. Acho q 80% da população de Itaboraí já foi assaltada nesse ano de 2011. Até eu q ando pelo centro e em áreas iluminadas e movimentada, tbem fui assaltada. O bagulho tá frenético!

    ResponderExcluir
  2. Conta com 1 Guarda Municipal para cada 9,563 km²
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir