quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

REUNIÃO DO FÓRUM POPULAR COMPERJ



1. O COMPERJ – Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, com sede na cidade de Itaboraí é considerado o maior empreendimento individual da história da Petrobras em uma única planta, resultado de um investimento estimado de mais de 15 bilhões de dólares e utilizará tecnologia nacional desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello – CENPES da própria Petrobras. Tendo como principal objetivo processar inicialmente mais de 330 mil barris diários de petróleo pesado proveniente da Bacia de Campos. A previsão de início das operações é para 2013.

2.  Do ponto de vista ambiental, as refinarias são grandes geradoras de poluição e degradação, consumindo grandes quantidades de água e de energia; gerando enormes quantidades de despejos líquidos; liberando diversos gases nocivos para a atmosfera e produzindo resíduos sólidos de difícil tratamento e armazenamento. Em decorrência de tais processos, a indústria de refino de petróleo é considerada como uma atividade de grandes impactos negativos ao meio ambiente, pois tem potencial para afetá-lo em todos os níveis: ar, água, solo e, conseqüentemente, a todos os ecossistemas, a todos os seres vivos que habitam não somente as áreas próximas ao empreendimento, mas também em escala global.     
        
3.  Nesse sentido, convidamos todos e todas  a juntar-se ao FÓRUM POPULAR COMPERJ. Fórum este que tem o objetivo  de  levantar  elementos dos  impactos que vêm acontecendo:  as remoções ilegais, a especulação imobiliária, o aumento da violência, o trânsito caótico... Assim como traçar ações coletivas para fazer frente a essa política devastadora que se sustenta na agressão à natureza, péssimas condições de trabalho nos canteiros de obras, falta de estrutura na saúde e ausência de um projeto de formação profissional para a juventude da região. 

4.  Não estamos presenciando nenhuma ação do poder público para criar infra-estrutura suficiente para suportar aproximadamente um milhão de pessoas que chegarão apenas a Itaboraí atraídas pelo Comperj e nas outras cidades que sofrerão os impactos do advento do Comperj diretamente: São Gonçalo, Niterói, Maricá, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Cachoeira de Macacu, Magé e Guapimirim. 

5.  Por isso, solicitamos sua presença e de todas as organizações políticas e sociais, educadores, partidos, associações de moradores, grêmios estudantis, DCEs, pesquisadores, líderes comunitários, líderes religiosos, parlamentares e  sindicalistas comprometidos com estas lutas.   

          
 Temos o desafio de:

·  Compartilhar idéias, materiais;
·  Traçar um plano de ação para dialogar com a população;
·  Denunciar essa política cruel que coloca os trabalhadores e toda a população da região numa situação constante de riscos e desmandos.
                                                    
Nosso próximo encontro será:

Dia: 03/12/11
Horário: 14 horas
Local SEPE- Itaboraí
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 10 - Centro / Itaboraí.

Nesse encontro teremos uma mesa de debate com a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) que apresentará o tema Saúde e COMPERJ.


Sua presença é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário