terça-feira, 26 de maio de 2009

AUDIÊNCIA NA CÂMARA NO DIA 25/05/09 PARA A CEAI

OUÇA O AUDIO DA SESSÃO

Estivemos presente na Audiência do dia 25 de Maio de 2009, para acompanharmos as repercussões da manifestação do dia 22 de maio, ao qual fizemos parte. Relataremos apenas o momento que é dado mais ênfase na questão do lixão, e a forma como foi mencionada a participação da CEAI na manifestação.

Na fala do vereador Levi do mercado, foi possível perceber um discurso com o intuito de sensibilizar a população presente, dando ênfase há um sofrimento de vida, que segundo ele, teve antes de se tornar vereador. Chegou ao ponto de mencionar que levava “uma marmita com uma pedra dentro”, como forma de evitar que outras pessoas percebessem que ele não tinha o que comer no horário do almoço. Utilizando esse discurso dramático como base de sua argumentação, este vereador tentou apresentar uma postura de uma pessoa sofrida, e que devido a esse sofrimento, compreende os anseios da população. Argumentou que nada muda com a emenda aprovada, pois segundo ele, essa emenda estabelece que qualquer lixo que venha para Itaboraí de outras regiões, teria que ter antes a aprovação da Câmara Municipal. Defendeu a criação de uma subemenda que proíba a vinda do lixo de outros municípios para Itaboraí. Não mencionou a participação da CEAI na manifestação.

VEREADOR DEMONSTRA TOTAL FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE A LUTA ESTUDANTIL E ATACA ESTUDANTES SEM CONHECER CAUSA

O vereador Delclécio apresentou a fala mais problemática na nossa opinião. Iniciou sua narrativa mostrando a sua simpatia com as Ciências Exatas, na medida em que dividiu sua fala há uma porcentagem de 10% sobre a atuação da CEAI na manifestação e 90% sobre a questão do Lixão. Repudiou de uma forma clara e agressiva a mobilização dos estudantes realizada na manifestação do dia 22 de Maio, argumentado que foi uma manifestação antidemocrática e sem sentido, pois segundo ele, os estudantes estavam criticando os vereadores que derrubaram o veto de Cosme Salles e que conseguiram aprovar o Transporte Social Universitário.

VEREADOR NA ÂNSIA DE DESMORALIZAR ESTUDANTES NÃO VERIFICA QUE BUSCAMOS MUITO DIÁLOGO (a fala confirma total descaso com o TSU que verificamos na nossa saga para buscar informações)

Enfatizou que esses estudantes deveriam primeiro dialogar antes de fazer um ato antidemocrático como esse. Apresentou uma frase medonha que sintetiza a sua opinião em relação a manifestação da CEAI, quando disse que “isso não é democracia, é uma brincadeira de mal gosto”. Na fala desse vereador é possível perceber facilmente que ele não acompanha a mobilização dos estudantes e mais do que isso, desconhece que manifestação é um direito constitucional. Condenou um ato de um coletivo sem se quer saber das nossas tentativas de diálogos com os responsáveis do projeto. Apresentou uma fala apelativa, alterando sua voz a todo momento, para nos criticar. Não apresentou capacidade de entender que a nossa manifestação é pela realização do Projeto (TSU) que já foi aprovado, e contra o descaso do poder público municipal em não nos ouvir. O vereador na tentativa de mostrar o quanto o nosso ato foi sem motivo, disse com muita ênfase que serão comprados 3 ônibus e que 2 serão alugados.

Tomara que o vereador esteja certo em relação a quantidade de ônibus mencionada por ele, caso essa informação não esteja correta, podemos concluir que sua fala se baseia de equívocos e que suas criticas são precipitadas, sendo desenvolvidas pela simples reação emocional daquilo que lhe incomoda, como fruto de sua dificuldade de compreensão gerada pelo seu distanciamento dos estudantes de Itaboraí. Em relação ao lixão, disse que como forma de evitar que Itaboraí se torne um grande depósito de lixo, votou na emenda, que segundo a interpretação que ele teve, essa emenda impedi a vinda de lixo de outras regiões para Itaboraí.

O vereador Valdir Batista iniciou sua narrativa parabenizando a organização da festa da comemoração do dia 22 de Maio. Foi muito enfático, ao mencionar que ele não aceita o lixão. Falou que está realizando um sonho de ser vereador e que não permitirá ser associado a vereador do Lixão. Defende a construção de um aterro sanitário, desde que, segundo ele, receba apenas o lixo de Itaboraí. Assim como Levi do Mercado...
não mencionou a luta da CEAI pelo Transporte Universitário. Falou que “jamais vai votar favorável há um projeto que traga lixo de outras regiões para Itaboraí”, conseguindo com essa frase, uma reação positiva de boa parte das pessoas presentes na Câmara.

O vereador Geraldo Saraiva apresentou uma fala cautelosa, onde demonstrou sua preocupação em possíveis generalizações da população em relação aos vereadores. Foi muito enfático ao dizer que não será mais candidato a nenhum cargo político, como forma de dar transparência na sua defesa de não permitir que se traga lixo de outros municípios para Itaboraí. Mencionou algumas vezes que essa postura, de ser contra a vinda do lixão, assim como o vereador Irmão Caio, é desde de janeiro. Disse que quer o Aterro Sanitário, mas é contra vinda de lixo de outras regiões. Falou que se dar por satisfeito pela mudança de opinião dos vereadores em relação ao lixão. Aprovou a manifestação do dia 22 de Maio, mais não foi específico em relação a participação da CEAI.

O argumento de Auzenir Santana apresentou algumas informações que devem ser levadas em consideração, pois demonstrou uma situação caótica ao que se refere ao Lixão de Itambi. Disse que esse lixão não suporta mais a quantidade de lixo produzida pelo município, e que é despejado uma quantidade considerável de lixo contaminado, proveniente de hospitais, laboratórios e consultórios dentários. Com esse discurso percebemos mais uma falha da Prefeitura de Itaboraí, na medida em que demonstrou não haver nenhum tipo de fiscalização desse lixo contaminado. Com esse argumento, reforçou a sua defesa de que o município não pode ficar sem Aterro Sanitário, pois segundo ele, será apenas uma questão tempo, acabaremos pedindo a São Gonçalo para receber o nosso lixo lá. Deixou a desejar quando criticou a manifestação que ocorreu dentro da Câmara, embora tenha dito que acha saudável essa mobilização como forma de conscientização, mas apresentou um fala subestimando os envolvidos na manifestação, dizendo que as pessoas...

deveriam ter mais maturidade em demonstrar suas insatisfações. Também não mencionou a luta da CEAI pelo transporte Universitário.

VEREADOR DAR LEVE PUXÃO DE ORELHA EM VEREADOR QUE CRITICOU CEAI SEM CONHECER CAUSA. MAS, JÁ ERA TARDE, POIS MAIS UMA VEZ ESTAVA COMPROVADO O TOTAL DESCASO COM O TRANSPORTE SOCIAL UNIVERSITÁRIO

Ao término da fala do vereador Auzenir, o vereador Geraldo Saraiva solicitou um esclarecimento, explicando que a CEAI não estava recebendo a atenção devida dos responsáveis pelo projeto, como forma de explicar ao confuso vereador Delclécio, o porque foi realizado o ato atrás do palanque na manifestação do dia 22 de maio.

Para concluir, percebemos que 4 vereadores mudaram a sua opinião em relação a construção de um lixão para receber lixo de outros municípios. Foi defendido a construção de um Aterro Sanitário em Itaboraí, apenas para receber o lixo do próprio município. A CEAI compreende na necessidade de se construir um aterro sanitário, criando em conjunto uma fiscalização rigorosa no despejo do lixo contaminado, neste sentido, defendemos que esse aterro sanitário seja criado por uma legislação que inviabilize a vinda de lixo de outras regiões para Itaboraí e que desenvolva uma fiscalização para gerar o menor dano ambiental possível. Acreditamos que com o crescimento populacional que está ocorrendo no município, e mais o lixo que será gerado pela refinaria, é uma situação inevitável e já se apresenta como alarmante e neste sentido, é essencial que os vereadores percebam que já possuem enormes problemas para receber o lixo do próprio município, o que dirá de outros também.

REPÚDIO DA CEAI A VEREADOR DESINFORMADO

Em relação ao Transporte Social Universitário, repudiamos a incompreensão do vereador Delclécio e lamentamos a sua postura agressiva com os estudantes de Itaboraí. Agressividade que leva a entender que tem total falta de interesse pela educação do nosso município. Mas aguardaremos e confirmaremos a informação mencionada por ele dos 3 ônibus comprados e 2 alugados, vamos ver com o tempo vereador se você de fato possui base em suas informações.

BUSCAMOS DIÁLOGO COM AÇÕES CONCRETAS

Por fim, ressaltamos que a pressão gerada pela manifestação surtiu o efeito esperado e continuaremos realizando outros atos sempre quando necessário, pois queremos dialogo associado à ações concretas. Os estudantes lembrarão do empenho de todos que trabalharem em prol da concretização dos nossos anseios.

4 comentários:

  1. Ouvi o audio da ssessão só para ter certeza de uns detalhes. Mas, o que chamou a minha atenção é o total desconhecimento do Vereador que os estudantes estão pedindo a rápida publicação a Lei aprovada. Só após a aprovação que ela entra em vigor. E como está na Lei Orgânica do Município quem publica é a Câmara, pois quando a Lei é sancionada na Câmara eles é que tem que fazer a publicação.
    Mais, uma vez fica clara a falta de INFORMAÇÃO sobre a causa estudantil de Itaboraí.

    ResponderExcluir
  2. A FALA NA VERDADE FOI UM MODO DE TENTAR DESMORALIZAR UM MOVIMENTO ORGANZADO QUE GANHA CORPO NA CIDADE!
    SÓ QUE PARA INFELICIDADE DO VEREADOR A SUA FALA NÃO CORRESPONDIA A REALIDADE DE TRABALHO DA CEAI!

    ResponderExcluir
  3. Certa vez um cidadão querendo agredir um outro cidadão mandou para este uma bandeja recheada de fezes e lixo. Ao receber a bandeja com todo o seu conteudo o segundo cidadão, retirou o presente, mandou lavar a bandeja e nela depositou as mais finas iguarias, colocou sobre os alimentos uma fina cobertura e mandou de volta par o primeiro cidadão. Ao receber de volta o primeiro cidadão nao entendeu nada e por isso mandou perguntar ao segundo cidadão o porquê de um presente tão refinado já que o mesmo tinha tudo para lhe devolver uma bandeja nas mesmas condições daquela que havia recebido. Lei da Ação e Reação, 3ª lei de Newton. Horas depois, recebeu a resposta: cada um dá aquilo que tem! Dessa pequena fábula vemos o porquê da fala do Vereador acima citado, e cujo nome me recuso declinar.
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  4. O que queremos é construir uma sociedade mais justa, cujos fundamentos estejam assentados na transparência e na eficiência da gestão dos recursos públicos. A verdade é que a participação direta ainda é uma prática distante para a maioria dos Itaboraienses. Porém, o maior envolvimento da sociedade civil organizada nas políticas públicas é imprescindível para fortalecer a posição do Município no cenário, posto que nem sempre os representantes eleitos possuem informações precisas acerca de determinadas matérias, para deliberar de forma justa e eficaz.

    ResponderExcluir