sábado, 23 de maio de 2009

SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 22 DE MAIO.

Dia 22 de Maio, data do aniversário do município de Itaboraí, mas a questão é a seguinte: a situação atual do município nos permite comemorar alguma coisa?

Essa pergunta pode ser respondida pela explicitação da insatisfação da população demonstrada no decorrer do desfile do 22 de Maio. A CEAI vem contemplar a participação de todos envolvidos na manifestação contra o Lixão e pela defesa do Transporte Social Universitário e parabenizamos a participação da população.





PARTICIPAÇÃO TOTALMENTE INDEPENDENTE


A participação da CEAI foi totalmente independente de algum político local, tanto que fomos o único grupo que demos seqüência as reivindicações em questão, ficando atrás do palanque onde estavam localizados os principais representantes do poder público municipal, realizando, apitaço, gritos de luta contra o Lixão e a favor do Transporte Social Universitário. Não pegamos em nenhuma faixa fornecida por algum político, para não sermos vinculados as suas intenções oportunistas, que a todo momento, percebemos que estava acontecendo e que foi demonstrada claramente no momento em que o Doutor Audir se colocou na frente da manifestação, com o consentimento explícito dos organizadores da mobilização.

A CEAI NÃO RECEBEU APOIO DE POLÍTICOS PARA CONFECCIONAR NOSSAS FAIXAS

É importante ressaltar que as nossas faixas foram elaboradas com o apoio do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) ao qual AGRADECEMOS. Lamentamos profundamente a falta de apoio dos organizadores da manifestação em relação a luta pelo Transporte Social Universitário.

A nossa parte nós fizemos, abrimos a nossa faixa contra o Lixão e cantamos nossos gritos de luta, para que o Ministro Carlos Minc e o Governador Sérgio Cabral, pudessem ouvir e entender as contradições do município, fazendo com que o prefeito Sérgio Soares e os seus vereadores atendam as nossas reivindicações e entendam que em Itaboraí existe agora um movimento estudantil popular organizado.


NÃO RECUAMOS QUANDO TENTARAM NOS INTIMIDAR


Não fizemos acordos em momento algum com as autoridades locais para realizar essa mobilização, o que fizemos foi nos colocarmos enquanto população local, usufruindo de um direito constitucional. Direito esse que nos agarramos de tal forma, que não recuamos quando estávamos atrás do palanque, no momento em que os policiais, com a Guarda Municipal e junto com os seguranças do governador tentaram nos intimidar. Claro soma isso, as ofensas e deboches que recebemos de alguns puxa sacos que desceram também do palanque para nos intimidar.

REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VEM NEGOCIAR
Como não nos intimidamos foi enviado o representante da Secretaria da Educação (Professor Leão) para falar conosco. Diante de calorosa negociação ficou acertado que teremos uma verdadeira reunião com a Secretaria de Educação e que esta trará reais ações em relação ao Transporte Social Universitário. Também, foi mandado a Guarda Municipal se afastar depois de reclamarmos com o representante da Secretaria de Educação que estávamos sendo intimidados. Diante dos frutos da negociação paramos a manifestação atrás do palanque.


APÓS NEGOCIAÇÃO MUDAMOS DE TÁTICA (QUEREMOS AÇÕES E NÃO PROMESSAS VAZIAS)

Mas, continuamos o protesto só que utilizando outra tática: a de estender as faixas para toda população entender as nossa reivindicações e mostrar que queremos ações e não promessas vazias. Somos idealistas e a nossa participação em uma manifestação é desenvolvida dentro um grau de conscientização e não por interesses próprios. Em momento algum ficamos enaltecendo algum político, na medida em que é possível para qualquer um perceber, que boa parte desses políticos que apoiaram a campanha possui posturas muito semelhantes aqueles que estamos criticando e claro, possui interesses de propagação política. Não buscamos secretarias, e nenhum tipo de cargos que por ventura possam nos oferecer, queremos é AÇÕES REAIS EM RELAÇÃO AS NOSSAS COBRANÇAS (CHEGA DE PROMESSAS VAZIAS). Lamentamos muito que um determinado grupo esteja usando a indignação da população local em benefício próprio, fazendo o dever de casa direitinho para Dr. Audir. Continuaremos a luta contra o Lixão e pelo Transporte Social Universitário, junto com a população que esteve hoje lutando de uma forma real e sincera, ao contrário desses oportunistas que estamos criticando. Vamos juntos lutar contra esse absurdo de trazer o lixão para o nosso município, pois de sujeira já basta o que boa parte dos políticos do município realizam.

AGRADECIMENTO AOS APLUSOS DA POPULAÇÃO
Não poderíamos, também, deixar de agradecer a população que assistia os desfiles cívicos e que nos aplaudiram quando passamos na pista fazendo o nosso protesto. Obrigado povo de Itaboraí a luta é nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário