domingo, 3 de maio de 2009

REUNIÃO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:

No dia 30 de Abril de 2009, a partir das 17:00 horas, a CEAI teve uma reunião com os representantes da Secretaria de Educação. Entre eles estiveram presentes, o Professor Leão, o Assistente Administrativo Albert e José Silva integrante do Conselho Municipal de Educação. Por compromissos com o desfile do dia 22 de maio, a secretária de Educação não esteve presente nesta reunião. Entre os integrantes da CEAI, estiveram presentes o Thiago, Dermeval, Patrícia, Gracyelle, Andréia e Gilciano Menezes (Gil).

Durante a reunião foi apresentado pelos integrantes da CEIA as propostas do coletivo que questionam alguns pontos do projeto do Transporte Social Universitário. Durante a essa apresentação percebemos que os representantes da Secretaria de Educação não conheciam o projeto. Após realizado a sua leitura junto com as nossas propostas, estes representantes apresentaram um questionamento considerável pelo projeto e pela forma que foi elaborado. Não souberam dizer se o presidente da câmara teve algum contato com a secretária de educação para discutir a elaboração do projeto, mas acreditam que não.

Quando mencionamos, que de acordo com o que está sendo colocado pelo Presidente da Câmara, de que um ônibus será comprado e outro alugado, os representantes da secretaria de Educação argumentaram que a aquisição do ônibus universitário já era um de seus objetivos para esse ano, e que o ônibus que será comprado tem que ser pelo Tesouro Municipal e não pelo FUNDEB.





O levantamento defendido pela secretaria de educação, a princípio, de acordo com o professor Leão, seria um cadastramento dos alunos a partir de uma divulgação feita pela secretaria de educação e com isso os alunos interessados pelo TSU se escreveriam na lista. Com isso teria um levantamento de acordo com o local de estudo, turno, período. Os integrantes da CEAI preocupados em alcançar um levantamento que possua a maior eficácia, argumentaram que a melhor forma para se fazer esse levantamento, é que a Secretaria de Educação encaminhem uma pessoa para fazer contato com a Comissão de Vestibular de cada faculdade, na medida em que esta comissão, possui o endereço de todos que foram aprovados no vestibular, tanto de faculdades públicas, quanto privadas. Os integrantes da CEAI com essa argumentação cobraram uma participação mais presente da secretaria de Educação.

Foi apresentado também a idéia de se criar um auxílio ao estudante que mora distante do itinerário principal do TSU (Ex. Porto das Caixas/ Visconde/ Itambí...), porém os representantes da secretaria de educação argumentaram que primeiro tem que dar ênfase no principal, que é o trajeto saindo do trevo da reta até as garagens das faculdades, para depois pensar nos detalhes que poderão proporcionar o ideal para os estudantes. Os integrantes da CEAI questionaram essa forma de pensar, pois acreditam que pensar no ideal levando em consideração circunstâncias reais, ao que se refere em termos de viabilidade de implementação do projeto, não impede de realizar o principal, pois apenas desta forma os estudantes de Itaboraí receberão uma ajuda concreta.

Para maiores esclarecimentos ressaltamos que o objetivo desse levantamento é para saber qual de fato é a real demanda de estudantes e qual itinerário e horário deve ser construído. Pois o projeto atual do TSU, não menciona essa questão.

Deixamos uma pasta contendo a Lei do Transporte Social Universitário (TSU), as nossas propostas que foram surgindo nas Assembléias Populares, a entrevista com o Presidente da Câmara ao jornal Arena Popular, contendo algumas perguntas do nosso coletivo e a lei que determina a divulgação de todo o projeto na Câmara, tudo isso tendo como objetivo obter o apoio da Secretaria de Educação na aprovação das Emendas nesse projeto. Será marcado uma outra reunião para obtermos a resposta, se eles irão se comprometer em fazer o levantamento que foi solicitado e se irão apoiar a CEAI na aprovação das Emendas. Deixamos bem claro, que embora estejamos trabalhando na construção de um projeto que beneficie de uma forma real o estudante de Itaboraí, esse papel é responsabilidade do poder público municipal. Desta forma, esperamos que a Secretaria de Educação, após essa reunião, esteja mais presente e que se comprometa com os estudantes, de apresentar uma análise do projeto em questão, contendo informações que possam contribuir junto com as nossas propostas, em alterar os erros do projeto do TSU, através de uma construção política que repercuta na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário