domingo, 7 de junho de 2009

Relatoria da reunião com o Presidente da Câmara no dia 05 de junho de 2009

No dia 05 de Junho, após o término da “Audiência Popular” referente ao Centro de Tratamento de Resíduos, apresentado pelos representantes da empresa ESTRE, os integrantes da CEAI tiveram uma reunião com o presidente da Câmara, o Vereador Lucas Borges. Nesta reunião, a CEAI apresentou alguns questionamentos, junto com propostas direcionadas a educação e realizou também, uma série de perguntas, objetivando obter do vereador, um posicionamento mais definido em relação ao início da implementação de fato do Transporte Social Universitário (TSU). O primeiro questionamento da CEAI, foi em relação a publicação do projeto, que na nossa interpretação foi muito precária, sendo colocada em um mural dentro da Câmara Municipal e não publicada em Diário Oficial. Tendo como resposta que essa é uma das formas de publicação do município e logo entrou com o próximo assunto.

(CEAI cobra explicações em relação ao LIXÃO e ao TSU)



(Presidente da Câmara tenta explicar)



Posicionamento da CEAI na comissão do TSU
O vereador novamente demonstrou, a intenção da presença da CEAI nas inscrições do processo seletivo, porém achamos essencial que a população de Itaboraí esteja ciente, que a CEAI se comprometeu a acompanhar esse processo, mas não assumiu o compromisso de realizá-lo, na medida em que interpretamos que isso é responsabilidade do poder público municipal. Iremos estar presente durante todo processo, seja compondo a comissão com os nossos dois integrantes (junto com os nossos dois suplentes), seja colaborando com a presença de membros da CEAI na organização, ou fiscalizando cada medida a ser adotada, mas não assumindo para si a tarefa de realizar a seleção dos estudantes que irão compor os ônibus. A CEAI novamente enfatizou para o vereador, que essa seleção tem que ser realizada por uma análise sócio-econômica, tendo um profissional qualificado e remunerado para tal função. O vereador Lucas Borges concordou com a proposta, argumentando que já possui uma assistente social, que segundo ele, possui habilitações para o cargo. A CEAI na defesa da maior transparência possível nessa seleção, irá verificar as qualificações dessa profissional, e só a partir de verificado e constatado suas habilitações, a CEAI se posicionará em relação a essa profissional.

Trabalho voluntário
A CEAI perguntou se ele vai utilizar a questão polêmica do “trabalho voluntariado” nesse primeiro processo seletivo, ele respondeu de uma forma breve que não, e mais do que isso, disse que está disposto a analisar junto com os outros representantes da Comissão do projeto do TSU, as Emendas que a CEAI apresentou. (veja aqui as propostas a emenda)

Transporte Universitário aluguel dos ônibus

O vereador disse que já está concluído a negociação com dois ônibus alugados, prontos para começarem a rodar no início de agosto, atendendo assim, o transporte aos estudantes selecionados para o segundo semestre deste ano. Os integrantes da CEAI perguntaram se a prefeitura possui a intenção de comprar algum ônibus para realizar esse transporte, o vereador Lucas Borges, disse que não, afirmando que esse transporte será realizado por ônibus alugados. Como a CEAI foi questionada na audiência do dia 25 de maio, pelo vereador Deoclécio Machado, argumentando que os estudantes estavam realizando um protesto sem sentido, pois segundo este vereador, a prefeitura tinha 2 ônibus comprados e mais 3 alugados, nós perguntamos ao Vereador Lucas Borges se essa informação que o vereador Deoclécio Machado passou estava correta, o vereador Lucas Borges apresentou a resposta mais rápida de todas até agora, dizendo “que não, que essa informação não confere, não confere não, não, não”.

(A esquerda está um Vereador de Tanguá que tenta ajudar nas explicações)


Projeto: UERJ JÁ!!!
Mencionamos ao vereador, a nossa participação no projeto UERJ Já, solicitando o apoio da prefeitura. Após ouvir uma síntese do projeto, este demonstrou interesse em marcar uma reunião para ouvir a CEAI sobre esta questão. (Conheça aqui a comunidade UERJ JÁ!!!)

Projeto: curso Pré Vestibular Comunitário para Itaboraí
Apresentamos também, uma sugestão ao vereador Lucas Borges, em relação a criação de um curso Pré Vestibular Comunitário. Essa sugestão se desenvolveu em reuniões da CEAI, devido ao fato de um de nossos membros, o companheiro Gilciano Menezes, já estar envolvido há quatro anos com o Pré-Vestibular Comunitário do CEVI, atuando nesse espaço de tempo, como professor e um dos coordenadores do Pré. O vereador Lucas Borges, assim como outros vereadores que já conversamos, demonstrou um enorme interesse pelo projeto, desta forma, a CEAI se comprometeu apresentar o projeto por escrito do Pré-Vestibular Comunitário ao vereador, para encaminhar para apresentação e se tudo der certo, obter a sua aprovação na Câmara. A CEAI defende também a parceria da construção desse projeto, com o Pré-Vestibular Comunitário do CEVI, na medida em que reconhecemos a luta deste coletivo e suas contribuições ao município de Itaboraí. Como um de nossos integrantes, é tanto membro da CEAI, quanto um dos coordenadores do Pré-Vestibular Comunitário do CEVI, este terá uma reunião na terça-feira com a professora Angélica de Paiva, também uma das coordenadoras do Pré do CEVI, para criar um espaço de reflexões entre os professores envolvidos nos dois coletivos, objetivando a construção de um projeto pedagógico de qualidade a ser apresentado a Câmara municipal.

Concluindo
Para concluir, ressaltamos que alcançamos a nossa primeira bandeira de luta, o Transporte Universitário JÁ, e iniciamos a nossa participação no projeto UERJ Já e tornamos público através dessa relatoria, o comprometimento da CEAI na construção do projeto do Pré Comunitário para Itaboraí, defendo também a sua aprovação já.

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a CEAI pela luta da implementação de um transporte universitário que irá garantir aos estudantes de Itaboraí melhores condições para permanecerem na universidade.
    Tenho muitos Amigos que moram em Itaboraí e fico feliz em perceber que há um grupo comprometido com a educação como A CEAI que procura dar suporte a estes alunos para que estes permaneçam na universidade.
    A atuação de vocês em niterói é imprecindível para a comunidade acadêmica.

    ResponderExcluir