sexta-feira, 31 de julho de 2009

Relatoria do I Fórum Municipal de Educação

No dia 20 de Junho de 2009, a CEAI – Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí – participou do I Fórum Municipal de Educação de Itaboraí, na Escola Antônio Alves Viana, no Bairro do Apolo, representando parte do segmento estudantil da cidade, colaborando com as discussões do fórum, com 4 de seus integrantes: Patrícia, Creni, Dermeval e Thiago.

O Fórum deu-se pela iniciativa do governo federal, que busca realizar uma Conferência Nacional de Educação (CONAE), em Abril de 2010, para construir um novo sistema de educação, com a participação da base educacional, assim, a CONAE inicia-se, primeiramente, com a construção de fóruns e conferências escolares, municipais, intermunicipais, estaduais, respectivamente, até a conferência final, a CONAE.


Na parte da manhã ocorreu a mesa de abertura, e, após desfazer-se, foi feita a leitura do regimento do Fórum, que não foi cumprido por decisão da comissão organizadora. Ainda no turno da manhã iniciou-se as discussões dos eixos temáticos, que totalizam 6 eixos, orientados pelo documento referência e pelas contribuições de discussões locais de cada escola.

Foi feito o convite para que os membros da CEAI que estavam presentes fossem os coordenadores e mediadores de cada eixo que participassem. A CEAI aceitou para colaborar com o andamento do Fórum e contribuir mais ativamente com as discussões.

Na parte da Tarde continuou as discussões por eixos, e, no final, todos reuniram-se para aprovar o documento pré-sistematizado para envio à Comissão Organizadora da Conferência Intermunicipal, porém, a aprovação não terminou a tempo e foi dado seguimento das discussões gerais no dia 22 de Junho, na Escola Marly Cid, no bairro Nancilândia, aonde foi aprovado e enviado ao conselho de sistematização.
O conselho de sistematização contou, ainda, com a participação de um membro da CEAI, reunindo-se durantes alguns dias posteriores para sistematizar o documento final de Itaboraí para contribuir na Conferência Intermunicipal, que acontecerá em Niterói, em Agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário