sábado, 15 de agosto de 2009

Relatoria da VII Conferência Municipal de Assistência Social

A comunidade dos estudantes e amigos de Itaboraí (CEAI) participou sexta-feira, dia 07 de agosto, da VII Conferência Municipal de Assistência Social com o tema 'Participação e Controle Social no Sistema único de Assistência Social', que aconteceu no Rotary Clube, Rua Desembargador Ferreira Pinto, 226, Centro.

A conferência municipal é instância máxima da participação da sociedade civil e governo com a finalidade de avaliar a política de assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, programar e consolidar o Sistema Único de Assistência social - SUAS. Tendo por objetivo propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento, na perspectiva da participação e do controle social e eleger delegados para a V conferência Estadual de Assistência Social. Como disposto no artigo 3° e 4° do seu regimento interno.

Na parte da manhã ocorreu à mesa de abertura, com a banda municipal tocando o Hino Nacional e o Hino de Itaboraí e, após desfazer-se a mesa inicial, foi feita a leitura do regimento interno da conferência. Houve também a participação da equipe do projeto “Viver com o Idoso” fazendo apresentações culturais nos intervalos das palestras.

Na parte da tarde foram formados grupos de trabalhos para iniciar as discussões dos eixos temáticos, totalizando quatro eixos
1-Processo histórico e participação popular no país, trajetória e significado de controle Social na política de Assistência social e conselhos de assistência social e o SUAS.

2-Os usuários e seus lugar Político no SUAS e os trabalhadores do SUAS em relação ao protagonismo dos usuários.

3- Democratização da gestão do SUAS e entidades de Assistência social e o vínculo SUAS.

4- Bases para a garantia do financiamento da Assistência Social.

Após discussões e debates, cada grupo elaborou um relatório com suas propostas que posteriormente foi encaminhado para consolidação do relatório final. Na ultima sessão plenária, o relatório final foi debatido e aprovado e os delegados que participarão da Conferência Estadual de Assistência Social foram eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário