segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A quantas anda a seleção para o ônibus universitário

Nesta sexta–feira dia 18/09/2009, a CEAI foi a Secretaria Municipal de Educação e à Secretaria Municipal de Industria, Turismo e Comércio para obter informações e fiscalizar sobre a quantas andas a seleção para o ônibus universitário.

A análise dos universitários que usufruirão do benefício (segundo nos informaram, pessoalmente, o Secretário de Industria Comercio e Turismo junto com o Representante da Secretaria de Educação Professor Leão) já foram realizadas e estes serão acionados pela prefeitura em breve, para informá-los sobre a vaga adquirida no transporte, podendo cada universitário receber visitas em suas casas para a confirmação dos dados fornecidos na inscrição.

O total de estudantes contemplados, segundo nos informaram, foram 320, sendo 160 universitários que estudam na parte da manhã e 160 que estudam à noite. Segundo nos informaram, o ônibus está previsto para começar a circular em breve. A data exata que o ônibus começarar a funcionar não foi informada porque ainda está em licitação o aluguel do ônibus (segundo a prefeitura).

Também, nos informaram serão, inicialmente, alugados dois ônibus que já estão em processo de licitação, um fará o trajeto até Niterói pela BR e o outro irá para São Gonçalo. Há o planejamento de futuramente, aumentar quantidade de ônibus.

Não nos confirmaram a quantidade exata de estudantes que fizeram as inscrições, apenas afirmaram que ficava por volta 780 pessoas, portanto, não quiseram nos passar a real demanda de estudantes pelo uso do transporte universitário apurado nessas inscrições. Eles disseram que a renda dos inscritos para análise de quem iria usar o ônibus chegou até uns R$ 1.600,00. Mas, não nos informou se o critério foi renda “per capita” ou individual.

Por mais que o ônibus não esteja saindo nos moldes desejado pela povo de Itaboraí, esta é uma conquista, pois é fruto de muita luta e pressão para que seja efetuado maiores investimentos na educação e na qualificação da população de nossa cidade. Então é sempre importante Cobrar do poder público Municipal transparência, por isso a CEAI aconselha a todos os interessados a entrarem em contato com a Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo através do telefone 3639-1571, ou a entrarem no site da prefeitura, no tópico da ouvidoria, através do link http://www.itaborai.rj.gov.br/cidade/ouvidoria.php , e exigirem que a prefeitura disponibilize com transparência as informações pertinentes ao ônibus universitário.

O momento atual é de constante fiscalização e pressão da população para que nossos anseios sejam atendidos. E no atual momento devemos está cobrando do poder público municipal transparência. E essa transparência deverá traduzir na divulgação da RELAÇÃO DE TODOS OS INSCRITOS e também de todos os SELECIONADOS. Essa divulgação, por parte do poder público é muito importante, pois só assim podemos conhecer a real demanda e acompanhar o futuro atendimento de quem não foi selecionado.

A CEAI dialoga, fiscaliza e cobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário