sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Universitários fiscalizam, pressionam e a Prefeitura não vê outra saída a não ser divulgar as inscrições do ônibus universitário

Após algumas datas serem anunciadas pelo poder público para realizar as inscrições e as mesmas não ocorreram, por exemplo o dia 07/08/2009. Decidimos a partir de então gravar e divulgar no nosso BLOG as datas informadas pelo poder público municipal.

Diante da nossa postura em divulgar a gravação anunciada em relação a data de inscrição (que ocorreram no período de 24 a 28/08/2009) o poder público não teve como recuar e foram forçados a realizarem as inscrições. Mas, percebemos que havia alguma coisa errada, pois não havia qualquer tipo de divulgação, e as inscrições ocorreriam em um curto espaço de tempo, além do pedido de documentações impossíveis de serem conseguidas nesse curto período.

Denunciamos a falta de interesse da prefeitura em divulgar e fizemos uma grande divulgação em nosso BLOG, em comunidades do ORKUT e nos murais de diferentes faculdades. Só a partir disso, que na metade do período de inscrições, apareceu um carro de som (fazendo uma tímida divulgação). Continuamos a denunciar a divulgação precária e também o curto espaço de tempo para a realização das inscrições.

Associamos isso ao interesse da prefeitura em mascarar a real demanda.
Diante das nossas denúncias online, nas faculdades e cobrança que vários membros e amigos fizeram pessoalmente no local de inscrições e por telefone, a prefeitura não teve outra opção a não ser flexibilizar os tipos de documentos necessários para realizar as inscrições e prorrogá-las por mais uma semana (31/08 até 04/09/2009).

Porém, as divulgações ainda continuavam tímidas. Não demos descanso no final de semana e a Prefeitura foi forçada a aceitar que a população de Itaboraí não aceitaria uma inscrição feita na moita. Diante disso, a partir do dia 01/09/2009, foram publicada uma pequena chamada para as inscrições do ônibus universitário no Jornal o Fluminense, como pode ser visto nos links das datas a seguir:
01/09/2009
02/09/2009
03/09/2009

(Vejam que a data da publicação é do dia 1º e no pequeno texto do jornal diz q a inscrição só vai até dia 04/09/2009 sem mencionar que as inscrições iniciaram dia 24/08/2009 e poderiam até aumentar um pouco o prazo. Mas, fica claro que fazem uma divulgação em cima do encerramento das inscrições para não haver muita procura).

Resolveram também divulgar utilizando os outdoors espalhados por alguns pontos da cidade. Vejam a foto deles abaixo e notem que os mesmos não mostram a data do término das inscrições, nem o telefone da secretaria responsável pela mesma, para que os universitários pudessem sanar suas dúvidas quanto as inscrições:













Bom, as inscrições estavam sendo feitas na surdina com intuito claro de mascarar a real demanda. Contudo, a mobilização dos universitários e amigos fizeram a prefeitura se mexer. E ver que a população não aceita mais que os investimentos na educação sejam feitos sem nenhuma divulgação, já que as festas são amplamente divulgadas e com antecedência. Portanto é estranho e duvidoso esse tipo de atitude do poder público municipal.

Porém, fizeram uma divulgação só no momento em que os universitários cobraram. E tudo em cima da hora! Será por quê?
O carro de som só apareceu depois que as inscrições estavam sendo realizadas. A nota no jornal e os outdoor só apareceram no período que as inscrições foram prorrogadas e restando apenas alguns dias para tal. A nota no BLOG da prefeitura (algo tão simples de fazer) só apareceu na segunda fase das inscrições, ou seja quando eles foram prorrogadas. Vejam abaixo:














Ficou claro e provado que a prefeitura não tinha nenhum interesse em realizar as inscrições do ônibus universitário. Eles só a realizaram devido a constante fiscalização e pressão dos universitários. E sem saída diante da grande pressão resolveram mostrar como uma grande realização. Só que tudo no "apagar das luzes" do encerramento das inscrições.

Veremos se agora o poder público aprendeu com suas trapalhadas na realização das inscrições. E amenize o prejuízo causado pela falta de planejamento e diálogo com os universitários. E o caminho para isso é realizar uma seleção com a máxima transparência. Para isso, tem que haver um diálogo entre poder público, universitários junto com assistentes sociais para chegarem a um consenso. Além, de computar os dados rapidamente, pois quem precisa estudar não pode ficar esperando a boa vontade da administração municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário