terça-feira, 13 de outubro de 2009

Reportagem do Globo sobre o LIXÃO ("CTR")

No dia 25 de Setembro o jornal O GLOBO apresentou uma matéria com o seguinte titulo: Itaboraí contará com novo aterro sanitário a partir de 2010. Nessa matéria ao lado podemos retirar várias informações esclarecedoras e outras que necessitam de esclarecimento.

A matéria aponta por qual motivo o lixão é um assunto tão defendido por seus idealizadores, pois imaginem ter um “empreendimento” que está avaliado em 23 milhões de reais paralisado pelo simples capricho de uma população que não quer piorar ainda mais a qualidade de vida na cidade.

O lixão de Itaboraí segundo a mesma matéria receberá lixo de 3 milhões de pessoas de 11 municípios diferentes, podendo esse número aumentar com uma simples assinatura do prefeito adicionando mais um participante no consórcio do lixão.
O tamanho do lixão ou área permanentemente inutilizada para a maioria das finalidades de um terreno é de uma dimensão de 2,7 milhões .

O lixão receberá uma quantidade de 5 mil toneladas de lixo por dia, imaginem como nossas ruas estarão abarrotadas de caminhões de lixo diariamente, independente de ser feriado ou final de semana. Isso para resolver os problemas dos aterros de Gramacho, Morro do Céu e Itaóca.

Todos somos conhecedores dos problemas desses lixões e tendo em vista precária fiscalização exercida pelo poder executivo de nossa cidade em vários exemplos, acreditamos que na verdade o que ocorrerá é a transferência dos problemas desses aterros para o de Itaboraí. O diretor do lixão disse que já começaram a fazer contatos com as prefeituras para que as mesmas depositem seu lixo aqui,ou seja, já começaram a vender o bem estar da população de Itaboraí com o pior consenso dos nossos políticos que elegemos para nos representar.

Conforme já foi postado pelo Fabio Carvalho na nossa comunidade no Orkut, na verdade o aterro é a solução mais barata e não a mais eficaz para resolver o problema do lixo e sem levar em consideração que o lixão é geralmente destinado para áreas já degradadas da cidade, que não é o caso da Fazenda Itapacorá.

E por último, porém não menos importante é que, segundo o próprio presidente do "empreendimento", a decisão de implantação do lixão em Itaboraí está nas mãos dos nossos "representantes" políticos, ou seja, estão só dependendo da liberação da licença da construção por parte da Câmara e o prefeito sancionar a mesma!

No próximo dia 15 de Outubro será feita na Câmara Municipal a partir das 18:00 a votação da aprovação ou não do lixão, vamos todos conferir de perto quem realmente está representando a vontade da população de Itaboraí para que nas próximas eleições sabermos em quem não votar!!!

Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí.

3 comentários:

  1. Nao poderia esperar outra atitude da CEAI. Devo dizer que essa é tambem a minha atitude. Gostariaq muito de ir à camara no dia 15. Não o farei porque na ultima vez em que estive lá fui ameaçado de ser dali retirado com força policial.O autr da ameaça foi o todo poderoso presidente transparente que vai trazer o Onibus Universitario. Esse mesmo senhor havia dito, anteriormente, no Rotary, que os vereadores estariam contra o lixão. O resultado se viu no dia 21/05/09. Por não me conter diante de tanta covardia e hipocrisia (invocaram o nome de Deus antes da malfada atitude) fui ameaçado, na casa do povo. Por essa razão não estarei lá,mas confio na CEAI e se necessario pode falar que o meu pensamento é o pensamento da CEAI. Sou contra o lixão todos os momentos e disso não abro mão. Quem defende o lixão condena a cidade e agride a sua população. O troco eles terão! O retrato dos traidores está no blog da CEAI e se me permitissem gostaria muito de colocá-los no meu blog. Sou contra o lixão e os seus defensores!

    ResponderExcluir
  2. Professor Lacerda, a referida foto não é de nossa criação, apenas reproduzimos a tão bem feita homenagem aqueles que esqueceram a quem devem representar, porém, como a referida foto foi amplamente divulgada na internet não vemos problema em divulgá-la em seu blog. Ainda mais se levarmos em conta de que não há nenhuma mentira na mesma!

    ResponderExcluir
  3. Professor Lacerda contamos com sua presença no dia 15. A CEAI estará a seu lado.

    ResponderExcluir