quarta-feira, 14 de abril de 2010

Crônicas da Vida Cotidiana - O narcisimo do Poder Público de Itaboraí e as Chuvas!

Por Rodrigo Pereira Guimarães, na Comunidade da CEAI no Orkut
em 08/04/2010


Ainda temos desabrigados em Visconde, também em uma escola municipal que fica atrás das consruções do PAC em Itambi, e em uma terceira localidade que não sei dizer qual é. As principais necessidades são colchonetes, roupas íntimas e alimentos.

Eu estive na escola do PAC, o prefeito e a esposa estavam lá, fizeram a diretora da escola reunir as crianças desabrigadas para bater palmas, cantar musiquinhas e tirar fotos com o prefeito. Isso nos causou náuseas. Usar a tragédia de crianças para promoção política, e pior, ele estava lá levando doações da POPULAÇÃO!

Outro problema foi o discurso da diretora da escola, que tentou nos convencer de que estava tudo sob controle, que só havia necessidade de leite e roupas íntimas, dizendo inclusive que as pessoas estavam sendo muito bem alimentadas.

Voltamos lá com o leite, algumas roupas íntimas, e muitos outros alimentos. A diretora não estava mais lá. Quando a cozinheira viu as frutas que levamos, simplesmente exclamou: "GRAÇAS A DEUS VOU PODER DAR UMA FRUTA PARA ESSAS CRIANÇAS, PORQUE ELAS NÃO COMEM FRUTAS HÁ MAIS DE UMA SEMANA!"
Quero saber o que essa diretora entende por "COMER BEM"?

Ela também disse que os adultos estavam bem supridos de roupas, e nem quis as que levamos. Sem ela por perto, uma abrigada disse que os homens alojados lá continuavam trabalhando, e como tinham poucas calças, eles as usavam no trabalho, sendo obrigados a ficar de bermudas à noite, passando frio.

Em Visconde, um amigo informou que estava tudo sob controle lá, que não havia necessidade de mais donativos. Estranhamos o fato, mais ainda quando passamos por várias escolas, e fomos informados que Visconde tinha sérios problemas, porque não estavam conseguindo fazer chegar lá as doações, dadas as condições das estradas.
Pouco tempo depois esse mesmo amigo ligou, dizendo que foi conferir pessoalmente, e que lhe haviam passado uma informação mentirosa, que o local estava em muito piores condições.

Em suma, parece estar havendo por parte da prefeitura um esforço para MAQUEAR a situação, e passar uma imagem de que estamos em melhor situação do que realmente estamos. Lamentável!

2 comentários:

  1. "Isso nos causou náuseas. Usar a tragédia de crianças para promoção política, e pior, ele estava lá levando doações da POPULAÇÃO!"
    É óbvio, tinha que causar náuseas! Diante dos governantes vomitando demagogia,não ha estômago que aguente! Até quando!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Grande parte dos nossos governantes é beneficiada com a desgraça alheia. Nesses momentos, eles aparecem lá, levando alimentos e roupas (doados pela população, não é dada por eles) aí fazem aquela média. Alguns até fingem chorar (vide o governador Cínico Cabral) depois saem exultantes e pensando garantir uns votinhos ali. A prefeitura está pedindo que você leve doações aos postos determinados por ela. Posteriormente ela fará a entrega como se fosse a autora de tais benefícios. A famosa continência com o chapéu dos outros.

    ResponderExcluir