domingo, 23 de maio de 2010

Manifestação contra o Lixão - 22 de Maio de 2010

Praça Marechal Floriano Peixoto. Esse foi o local de mais um momento de luta Popular em Itaboraí.

Veja o álbum de fotos da manifestação: Parte 1 e Parte 2 (ambos álbuns do Orkut)

Após diversas represálias que recebemos, seja na recusa das empresas de Outdoors em colocar nossa mensagem divulgando a mobilização, ou pela covardia da Prefeitura em retirar nossas faixas, conseguimos, apesar disso, convocar um número expressivo de moradores de Itaboraí e realizar um ato de protesto, onde a população presente mostrou o seu repúdio ao governo Sérgio Soares.

Dia 22 de Maio de 2010, data da comemoração dos 177 anos de emancipação de Itaboraí. Contudo, a administração do Prefeito Sérgio Soares, com sua arrogância e o completo descaso que trata o NOSSO município, mostra cada vez mais que não temos motivos para comemorar.

Por isso, a Comunidade dos Estudantes e Amigos de Itaboraí (CEAI), junto com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), o Movimento Nosso Lixo Legal (MNLL) e com o apoio da população, foram à luta exigir o respeito que todos os moradores de Itaboraí merecem.

Entre as lutas realizadas no dia, destacamos a defesa da implementação da lei do Transporte Social Universitário (TSU), pois até agora o ônibus universitário não tem representação estudantil e a seleção dos candidatos não está sendo feita por uma análise sócio-econômica. Defendemos também, o reajuste salarial de 40% dos professores da rede municipal de ensino, na medida em que esse reajuste foi promessa de campanha do prefeito e até agora não foi cumprida. E principalmente, lutamos para mostrar o nosso repúdio ao Lixão que o Prefeito Sérgio Soares está trazendo para região, permitindo que Itaboraí receba 5 mil toneladas de lixo por dia de 11 municípios.

Desde o início da manifestação, mostramos que a nossa mobilização era um ato pacífico, porém pessoas a mando do prefeito, fizeram contato com a Polícia Militar, dizendo que nós estávamos ofendendo as crianças do desfile. Logo no início do diálogo a Polícia Militar compreendeu que não estávamos realizando tal atitude. Apesar dessa tentativa do prefeito em fomentar uma situação de agressão para acabar com a manifestação, sua intenção não alcançou o êxito, pois felizmente os policiais presentes no dia procuraram ouvir o que tínhamos para dizer e respeitar o nosso direito de protestar.

Depois o Prefeito amante do lixo enviou seus fiéis funcionários para tentar convencer os manifestantes de não entrarem, pois segundo eles, iríamos atrapalhar o desfile. Que fique claro que em momento algum isso ocorreu. A todo momento, tivemos o carinho e a compreensão de não atrapalhar o desfile, tanto que deliberamos que entraríamos apenas atrás da apresentação de uma escola. Contudo diante da situação que o Prefeito criou, com possibilidades reais de agressão física, nós optamos através de uma negociação, para entrarmos após o desfile das escolas, como forma de evitar que as crianças, jovens e idosos participantes da manifestação sofressem qualquer tipo de agressão. Mostramos, com isso, respeito e amor ao próximo, algo que com certeza o Prefeito Sérgio Soares desconhece.

Apesar de termos feito a negociação, o prefeito mandou vários carros desfilarem como forma de gerar mais um demora na nossa entrada e com isso alcançar a dispersão da mobilização. Como honramos a nossa palavra nas negociações que fizemos, dessa vez recusamos a sair da frente dos carros. Estes desistiram da ordem do prefeito e deram a volta, pois com certeza dali não sairíamos. Paralelamente a isso, o Prefeito Sérgio Soares ordenou os garis entrarem na nossa frente, como mais um meio de prejudicar a nossa mobilização, contudo a Polícia Militar não permitiu que isso ocorresse, pois já tinha sido feita uma negociação do momento em que entraríamos.

Finalmente entramos, e com muito mais gente do que esperávamos, pois o fato de termos entrado no final do desfile, facilitou a participação dos estudantes e professores que estavam desfilando. Ao entrarmos fomos aplaudidos por todos no desfile, e além disso, diversas pessoas presentes também passaram a fazer parte do ato, como forma de demonstrar o quanto ficaram indignadas com a covardia do Prefeito, em mandar aumentar o som como forma de tentar nos calar. O som alto não impediu que déssemos o nosso recado, com as nossas paixões e ideologias através de nossos gritos: “Nem lixo nem lixão, saúde e educação”, conseguimos mostrar nosso repúdio ao lixão e na forma que o prefeito amante do lixo governa nossa cidade.

A força do nosso ato foi tamanha, que conseguimos juntos com o ZECA LIXÃO botar pra correr do palanque o covarde do Prefeito Sérgio Soares e todos os seus puxa sacos que lá estavam. A mobilização do dia 22 de Maio de 2010, foi uma Luta Popular, foi uma grande vitória, pois não permitimos que nenhum político oportunista se apropriasse da mobilização, e mostramos com toda nossa força, o quanto a população de Itaboraí está disposta a lutar contra essa cultura política retrógrada e conservadora. Por isso que a CEAI afirma que o Lixão não venceu, mas sim a população que está se conscientizando e lutando para desmascarar cada vez mais os hipócritas, corruptos e demagogos que essa cidade lamentavelmente possui, tanto no legislativo quanto no executivo. Essa é a luta que estamos fazendo e faremos e é nisso em que acreditamos.

População de Itaboraí, vamos para a luta desmascarar esses políticos que estão sugando nossa cidade.

A CEAI LUTANDO PELA MUDANÇA.

7 comentários:

  1. Antes da eleição (pedindo votos). Um verdadeiro democrata e cavalheiro. Após a eleição (eleito). Um déspota, arrogante e prepotente!

    ResponderExcluir
  2. Foi um fato lamentavel porém já esperado só faltou a policia bater o resto tudo aconteceu

    ResponderExcluir
  3. Só posso parabenizar todos que participaram dessa manifestãção e aos que ficaram com vontade e não puderam devido as intimidações recebidas.
    foi a primeira vez que vi algo semelhante aqui, isso é muito bom, é sinal de que Itaboraí está acordando.
    Tenho orgulho de fazer parte desse movimento, orgulho de ver esses jovens incansáveis gritando "nem lixo nem lixão, saúde e educação"!
    Quero viver para ver ainda esse cenário mudar, essa cidade ser reconstruída com valores éticos, morais, educação e auto estima que já vai pelo ralo há muito tempo... tudo nos foi roubado, direito de ir e vir, saúde, educação... menos nossa dignidade, nossa vontade de mudar, de realizar. Alguém já disse: No final tudo acaba dando certo, se ainda não deu certo é porque não chegou o final...

    ResponderExcluir
  4. Até entendo que em pleno século XXI, é normal o grito em busca da democracia, considerem também que se vocês fossem anfitriões de uma festa, gostariam que penetras badernassem em sua confraternização!? Pô pessoal, vamos ser coniventes que a racionalidade. Não me lembro de nos últimos anos ver um Itaboraí tão pavimentado e com empenho das secretarias para que tudo fosse feito com tão pouco investimento! São cerca de 16 meses de governo, e à vocês que buscam apenas críticas e ofensas, já buscaram informações de todas ações concretizadas pelo nosso Prefeito?!
    Um bom exemplo é o ônibus universtitário, que ao contrário do aludido no texto, dá acesso aos estudantes, sem descriminá-los em raça, classe ou capacidade, tendo todos os universitários o mesmo direito de desfrutarem da condução. Realmente houve no início da implementação deste transporte um descaso, onde as falhas normais nos sistemas em fase de experimentação são comuns, mas hoje, podemos nos orgulhar em termos o transporte que dentro do estdo do Rio de Janeiro já é referência, sendo o modelo e o conforto do ônibus oferecido, copiado ou assemelhado em outras municipalidades.
    Tudo que digo, não é apenas em defesa ao Sérgio Soares, nós, cidadãos, excercemos o poder de nossas palavras, com o grito de democracia, mas sejams sábios para dar credibilidade àquele que vem lutando em prol do município, aliás, alguém que acorda com o governo do Estado o beneficiamento de mais 60 mil pessoas com as obras de pavimentação, asfaltando, manilhando e otimizando mais de 30 km dentro de toda extensão itaboraiense, não está onde está por mera conscidência, e sim por muita competência. Aplaudo, e de pé esta comunidade (CEAI), mas falta mais neutralidade e muitas moralidade aos que escrevem e comandam o movimento, sendo todos merecedores de respeito afim de um bem estar mútuo.
    Lutar contra o governo seria concerne com a batalha de "Davi e Golias", um gigante (governo) prestes a pisar nos pequenos (nós), mas vale ressaltar que nós, o "DAVI'S", não devemos usar armas, palavrões, ou atos condenáveis para derrubarmos o GOLIAS, devemos lutar à favor de Itaboraí, competindo responsabilidade e cobrando e valorizando o trabalho de chefes de governo.
    Depois disso tudo, restará uma plena perseguição dos contrários aos meus pensamentos, mas respeitem, assim como vocês sou a voz da democracia, livre de repressão, apenas valorizo o que há de ser, mas também cobro sempre que necessário!
    Vamos povo de Itaboraí, dar passos a frente, gritando pelo sucesso, não andando para trás nos calando mediante a ignorância!!!

    ResponderExcluir
  5. "Até entendo que em pleno século XXI, é normal o grito em busca da democracia, considerem também que se vocês fossem anfitriões de uma festa, gostariam que penetras badernassem em sua confraternização!?"
    Como se não bastasse tudo aquilo que passamos, nós que não temos nenhum problema com a justiça ou com a policia, agora somos considerados penetras e baderneiros. inha alguem armado em nosso movimento? do lado oposto (lado do anfitrião, dono da festa e da cidade, eu sei que tinha. E o ônibus universitario? Foi um presente ou fruto de muita luta da comunidade? Pelo que o missivista escreveu, parece até ser um presente dos deuses. Defendo direito que ele tem de dizer e até pensar assim, agora ouço falar que até Tanguá (cidade muito mais pobre do que Itaboraí) tem este transporte que não deve ser encarado como favor. Finalizando, devo dizer que "ver um Itaboraí tão pavimentado e com empenho das secretarias para que tudo fosse feito com tão pouco investimento!" isto é verdade! temos aproximadamente 15% do municipio pavimentado, os 85% restantes, bem façam ass contas: !77 anos 15% logo 85% ...... x. pE obvio que isto não é uma rlação linear, mas, de qualquer maneira, você que mor fora do centro de Itaboraí, não precisa ser muito longe, vai aguardar muito esperando a pavimentação chegar lá, más em compensação você terá em breve um lixão, presente de aniversário. Os demais municipios, Moreira Franco está negociando para jogar o lixo de Niteroi, (morro do Bumba) aqui na nossa (nossa não, do prefeito) cidade e como ele muita gente vai procurar se ver livre do problema jogando aqui o seu lixo. Serão 5000ton diarias de lixo de outros municipios depositadas aqui. Se forem tranportadas em caminhoes de 20 toneladas, isso dá aproximadamente 20 caminhões trafegando pelo municipio, cheios de lixo, a cada hora o que corresponde a dizer que a cada 3 minutos terá um caminhão passando cheio de lixo por algum ponto da cidade. Relamente acho uma insanidade reclamar. Feliz 177 anos com muito lixo!

    ResponderExcluir
  6. Andre,

    M desculpa + como vc mesmo disse a população estava à busca de democracia e ñ fazendo baderna, baderna é como nossa cidade ficará quando esse LIXÃO for implantado aqui.

    Outra coisa, o desfile ñ é do Prefelixo nem da Prefeitura, o desfile é a população de Itaboraí, e essa c fez ouvir no desfile, mesmo com todas as manobras q a Prefeitura fez para impedir a manifestação da população CONTRA O LIXÃO!

    Vc fala que não se lembra de nos últimos anos ver um Itaboraí tão pavimentado, será q estamos falando da mesma cidade? Dê uma olhada no jornal O Itaboraí e veja q TODO DIA saem fotos de todos os Bairros e Distritos q + parecem q foram tiradas na Lua de tanta cratera, ou será q as fotos são montagens? As do álbum do perfil da CEAI "Protesta Itaboraí" eu sei q ñ são!

    Vc fala sobre as ações concretizadas pelo Prefelixo, e as omissões do mesmo, pq até agora ele ñ havia c posicionado quanto a problemática do LIXÃO. C bem q eu m lembro d uma ação sim, a ação movida pelo TCU q condenou as contas do Prefelixo relativas a construção de uma creche em Tanguá, quando essa ainda fazia parte de Itabioraí.

    Quanto ao ônibus universitário ñ basta c bonito e confortável, o mesmo tem q c constituir em um DIREITO PREVISTO EM LEI, para garantir aos estudantes de Itaboraí a continuidade do transporte, e ñ um presente como afirmou o Vice-Prefelixo em reunião com a CEAI. Lembrando, favor tb c cobra, como é q os estudantes vão pagar esse "favor" ao Prefelixo? Votando em seus candidatos? Coagindo os universitários q para ñ perderem seu "favor" ñ participam (publicamente) das criticas feita ao governo do LIXÃO?

    Agora, quem luta em prol do município é a população q mora aqui e q pretende manter ou conquistar melhoras para o município, ñ quem trabalha quetinho, sem dar uma palavra trazendo o LIXÃO para nossa cidade!

    Quanto aos números expressivos de asfaltamento do Estado q foi citado no seu txt vc esqueceu d mencionar q somente agora por causa do COMPERJ na cidade q houve esse investimento, já q nos outros mandatos do Prefelixo, quando ñ havia CONPERJ o Estado ñ fez nada.
    Logo fica a pergunta: Esse investimento do Estado é pelo esforço político do Prefelixo, ou por exigência da PETROBRAS por t colocado seu maior investimento no Estado do Rio???

    Falta moralidade aos q comandam a CEAI???

    1° Na CEAI TODOS são vistos com a mesma importância dentro do coletivo, ñ havendo líderes!

    2° Falta de moralidade tem em quem é CONDENADO pelo Tribunal e Contas da União por problemas na prestação de contas na construção de CRECHE...
    Q feio...
    E pensar q um elemento desses ainda ganha prêmio por ser empreendedor em educação... Faz-m rir!

    E já q vc gosta d História Bíblica, deixo um versículo pra meditação.

    Proverbios 29:2 – Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio governa o povo geme.

    ResponderExcluir