segunda-feira, 20 de junho de 2011

O desabafo de um Estudante itaboraiense

Ônibus Universitário

Venho aqui relatar o meu pensamento em relação ao ônibus onde viajo todos os dias até a minha faculdade. Sem dúvida, ele foi um enorme ganho para todos nós universitários, pois com a economia da passagem, posso por exemplo custear outros gastos referentes a faculdade. Mas estou me sentindo um tanto esgotado das hipocrisias que andam surgindo por lá.

Na verdade, quero é desabafar, pois aquilo ali dentro está me deixando angustiado e com pouca vontade de usá-lo.

Porém, a minha necessidade fala mais alto e por este fato, infelizmente, não posso deixar que isso venha atrapalhar meu objetivo que é continuar no meu curso.

Confesso que a pior hora do dia é subir nas escadas daquele ônibus e ter que ouvir avisos quase em tom militar, onde ordens, reuniões e filmagens nos são impostas.

A reunião que teve na maçonaria foi uma delas: A maioria dos alunos foi obrigada a comparecer, sendo ameaçados de perder a vaga no ônibus caso faltasse. A maioria compareceu, assinou uma folha de presença.Mas muita gente faltou por motivos relevantes e que nada aconteceu, ou seja, a tática era apenas ameaçar.

Quanto mais pessoas presentes, mais ouvidos disponíveis para os senhores secretários, que, aliás, muito me estranhou o setor de atuação dos mesmos, pois não deveriam ter qualquer relação com o ônibus.

Nessa reunião comecei a pensar um monte de coisas e as palavras daqueles senhores e senhoras, a cena daquele rapaz filmando, o telão e a equipe concentrada no patamar mais elevado, todos nos observando durante a reunião, tudo isso foi pressionando meus pensamentos que na verdade me fez surgir algumas críticas e tantas dúvidas.

Sinto como se tivessem nos manipulando, nos ameaçando...

Outra forma de coação sofrida por nós foi a realização de uma filmagem dentro do ônibus, onde nos obrigaram a cantar parabéns para o Prefeito. Não respeitaram nosso espaço!

Tudo bem que algumas pessoas curtam fazer isso, porém, uma grande maioria não.

E por isso devemos ser respeitados, pois mandar a gente gravar mensagem de felicidades ao prefeito, cantar parabéns, assinar na camisa que foi entregue no dia do desfile, onde teve sua participação especial e todos... todos aplaudindo e sorrindo, feito bobos alegres, foi um fato medonho e constrangedor. Isso me pareceu estranho.

Não me sinto confortável diante dessas situações.

Moro em um local precário de saneamento, estudei em escola municipal com ensino debilitado, já precisei do hospital municipal, mas tive que ir para Manilha, pois não tinha o médico devido aqui... e infinitas situações adversas me aconteceram durante os governos do atual prefeito.

Como fica na minha cabeça todas essas imposições?

O ônibus realmente saiu no seu governo, mas não devo nada a ele, pois sempre vi meus pais pagando IPTU anualmente, taxas e impostos locais, sendo por isso um direito que acredito ser nosso, pois não é graças ao bolso pessoal do líder do governo que o transporte universitário tem me beneficiado.

Toda eleição ouço promessas de melhorias para a classe estudantil, para nossa cidade, portanto ele só está cumprindo uma delas. Apenas isso. Com o dinheiro de minha família e de tantas outras, ele está colocando em prática um serviço pago por nós.

A caneta é dele, conseqüentemente a assinatura, a autorização, ele escolheu ser prefeito, e uma de suas funções é essa, zelar pela educação.

Não tenho que ficar agradecendo, aplaudindo, ou fazendo gestos falsos de minha parte.

Tudo isso tem deixado muita gente que conheço desconfortável com o rumo que o ônibus está tomando, dentro de uma lógica que para nós, só nos cabe a agradecer, abaixar a cabeça e se conformar, pois assim, sem contestar, significa não correr o risco de ser cortado do benefício.

Vejo que as ações do atual líder do executivo têm beneficiado apenas alguns grupos dessa cidade, e estes o agradam para manter tais benefícios.

Mas para mim, um bom líder de governo é aquele que trata todos iguais e tem principalmente mais respeito e cautela quando se trata do dinheiro público, não apenas se engrandecendo à custa do mesmo.

No mais, sinto carinho pelas pessoas que trabalham para o funcionamento do ônibus, mas não concordo com a maneira que estão administrando-o.

Obs.: O Estudante que nos enviou o e-mail pediu sigilo sobre seu nome e e-mail por receio de sofrer algum tipo de represália.

2 comentários:

  1. Infelizmente é assim que as coisas funcionam nesse país. O prefeito não está fazendo favor e nem colocando um centavo do seu bolso. Isto deveria chegar aos meios de comunicação para que um grande número de pessoas saiba como funcionam esses governos. Eu gostaria muito de poder estar nesse ônibus para dizer em voz alta: nao vou bater palmas e nem render homenagens.
    Vamos colocar isto na internet! Espalhar por todos os veiculos de counicação para que as pessoas conheçam esses déspotas. O Brasil precisa conhecer essas verdades. É mais prejudicial o silêncio dos estudantes do que a algazarra do prefeito e seus asseclas.
    O ônibus não é favor senhor prefeito. É uma conquista da cidade. Os estudantes merecem respeito.
    A vítima não se identifica com medo de represália, depois dizem que vivemos numa democracia. talvez essa democracia não seja: cracia (governo) demo (povo). Provavelmente essa democracia em que vivemos seja: cracia (governo) e demo (demônio).
    Vamos colocar essas verdades na internet, já!


    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Não é novidade que o governo em questão use de tal artimanha para a pratica predatória de publicidade. Os estudantes devem usar de sua inteligência para reverter essa situação, mas infelizmente muito deles não reconhecem a inteligência e o poder que possuem.

    Outras questões políticas em:
    atzevedo.blogspot.com

    mandem sugestões de crônicas.. abraços!

    Tiago Atzevedo

    ResponderExcluir