sábado, 5 de dezembro de 2009

LIXÃO - A Covardia e a Passividade dos Vereadores de Itaboraí

No dia 03 de Dezembro, estivemos presente na Câmara Municipal e constatamos uma situação muita problemática. Primeiro o fato de que não houve quorum para a votação, como já esperávamos. Depois os vereadores Geraldo Saraiva, Alzenir Santana e Deoclécio Machado, entre outros, apresentaram um discurso, onde direcionavam uma grande parcela de culpa pela não realização da votação, aos moradores de Itaboraí, por não comparecerem na Audiência para pressionarem os vereadores do Lixão.

De fato, conscientizar a população da importância em comparecer em seções como essa, é um trabalho que tem que ser construído, porém vale lembrar que além dos recursos que esses vereadores possuem, para eles mesmos organizarem uma mobilização, contratando carro de som, pagando pela divulgação em rádio, por faixas, panfletos, preferiram tomar como atitude o silêncio quando perguntávamos qual conteúdo estaria na proposta a ser votada. Isso ocorreu quando esses vereadores nos procuraram, para realizar uma mobilização semelhante a que a CEAI junto com o SEPE realizou no dia 15 de Outubro.

Fala problemática do Presidente da Câmara

Soma-se a isso, a fala do presidente da Câmara, o vereador Lucas Borges, (mais conhecido como o político que despreza os estudantes por não cobrar o TSU do executivo), dizendo que essa votação do Lixão não tem previsão de quando será votada, podendo ser marcada apenas quando houver a certeza que terá quorum. Nenhum dos vereadores presentes demonstrou indignação a essa postura do presidente da Câmara e tão pouco criou alguma situação de constrangimento para os borra botas dos vereadores que faltaram. A interpretação que tivemos é que tudo que ocorreu na Câmara foi premeditado, tendo como intenção a desmobilização da população sobre essa questão do lixão, tentando fazer com que todos esqueçam esse problema e esperando o momento oportuno para votar uma proposta, que tenha em seu conteúdo, a possibilidade de se trazer lixo de outras regiões para Itaboraí.

A CEAI é contra a vinda de lixo de outros lugares

Em relação a questão dos coletivos envolvidos nesse debate, achamos importante deixar claro que a CEAI junto com o SEPE, não defende nenhum tipo de consórcio que permita a vinda de lixo de outras regiões, mesmo que seja apenas de dois municípios, como defende o Movimento Nosso Lixo legal.

As jogadas dos acordos entre os políticos

Percebemos nessa Seção, a construção de alianças políticas desenvolvidas não por ideologias e sim por acordos como de costume em nossa região. Veja o exemplo do vereador Lucas Borges, que em momentos anteriores queria ser candidato a deputado estadual, mas que agora quer ser candidato a prefeito. Esse mesmo vereador, que agora se diz ser “contra o lixão”, em tempos anteriores, participou da reunião da CEAI com o Prefeito sobre o Transporte Universitário e diversas vezes no decorrer da reunião, mostrou seu posicionamento favorável a vinda do Lixão para o município. Com a aproximação de Cosme Salles com Sérgio Soares, Lucas Borges não tendo alternativa, para poder sobreviver politicamente, se aproximou de Alzenir Santana, passando a apoiá-lo para Deputado Estadual. A questão toda é o quanto esse apoio custou para uma luta real de combate ao Lixão, na medida em que Lucas Borges era um dos principais defensores da vinda da Estre para Itaboraí.

Covardia e Passividade

Repudiamos a postura dos vereadores Levi do Mercado, Carlinhos da Farmácia, Valdir Batista e Marcos Araújo, que em um ato de covardia com a população de Itaboraí, não compareceram a Câmara Municipal , fato que sabotou a votação contra o lixão. Com tudo isso que foi dito acima, demonstramos a nossa dúvida, na postura dos vereadores presentes na sessão do dia 03/12/2009, ao que se refere a um combate real a vinda do Lixão para Itaboraí. Haja vista a passividade deles durante a sessão. Passividade que deixa as portas do nosso município abertas para tornar-se a lixeira do conleste.

A luta corpo a corpo

Precisamos continuar pressionando para que esta votação seja realizada e divulgar ao máximo os nomes dos vereadores favoráveis ao lixão. Conforme dissemos anteriormente, se não houver pressão de nenhum vereador e nem tão pouco iniciativa de mobilização por parte deles, para que está votação seja realizada de fato, divulgaremos os seus nomes, lado a lado com os nomes dos vereadores do Lixão. E essa divulgação será feita corpo a corpo e utilizando a internet como potencializadora. Não somos crianças e não somos palhaços, tampouco nos sujeitaremos a ser massa de manobra, somos moradores de Itaboraí e merecemos respeito.

A CEAI transitando no ciberespaço.

(CLIC AQUI e acompanhe/participe do debate na nossa comunidade no ORKUT).

14 comentários:

  1. A encenação teatral foi boa...apenas os "atores" esperavam um público maior...Só nos resta radicalizar...Talvez fechando a BR101 dia 20/12 ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  2. Como imaginávamos a Câmara serviu apenas de palanque eleitoral. Não vimos nenhum comprometimento em fazer uma votação real contra o lixão. Por isso os movimentos sociais não apresentaram-se com uma multidão para não serem feitos de massa de manobra.

    Uma luta real tem que haver um comprometimento da população e dos políticos. E não políticos jogando a sua responsabilidade pra cima da população como foi mostrado nos discursos dos políticos. Discursos que afirmaram "não haver quorum porque a população não mobilizou-se". Mas, a frase verdadeira era "não houve votação porque não teve vontade política".

    ResponderExcluir
  3. Com toda razão o comentário acima ilustra a pouca vergonha que a política de Itaboraí...Vamos lançar a campanha moralize sua cidade jogando ovos e tomates nos políticos onde eles estiverem...

    ResponderExcluir
  4. SÓ NOS RESTA UMA COISA: dIVULGAR O NOME DESSAS PESSOAS (VEREADDORES) DURANTE TODO O TEMPO. nAO VOU ESQUECÊ-LOS JAMAIS. È OBVIO QUE OS DEMAIS SABIAM QUE ISTO OCORRERIA. VOU DIVULGAR NO MEU BLOG E VOU PAGAR MATERIA NO JORNAL LIVRE PARA FAZÊ-LO. ESSES TRAIDORES TERÃO DE MIM O ZELO QUE SEMPRE MERECERAM. DEPOIS SE DIZEM REPRESENTANTES E AMANTES DA CIDADE. O POVO TEM QUE DAR UMA RESPOSTA A ESSES DESREPRESENTANTES.
    ANTONIO GOMES lACERDA

    ResponderExcluir
  5. Lacerda, c eles são "amantes" da cidade a população é q tá fazendo papel d "corno" nessa história!

    ResponderExcluir
  6. Italo, vamos divulgar os nomes desses vereadores diariamente na internet, em jornais, nas conversas etc. É mister que a população não os esqueça porque 4 anos passam rapidos. Levi do mercado, Carlinhos da farmacia,Valdir Batista, Marcos Araujo e Bil não compareceram à Câmara, sabotando assim a votação que poderia sepultar de vez a ideia do Lixão. Eles terão o troco!

    ResponderExcluir
  7. Ainda existe vida inteligente no Brasil:
    Os maçons e a Maçonaria Brasileira!
    Toni Marins, jornalista.
    ENFIM ALGUÉM QUE MERECE TODO RESPEITO E ADMIRAÇÃO!
    PELO MENOS ALGUÉM (ALGUNS) AINDA TEM DECÊNCIA NESSE MAR DE LAMA.
    Prancha encaminhada pelo Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Paulista ao Senador Mozarildo Cavalcanti quando do convite para participação em Sessão de Homenagem à Maçonaria Brasileira no Senado Federal.
    São Paulo, 17 de agosto de 2009.
    Ofício GM – 041/2009
    Ao Exmo Senador Mozarildo Cavalcanti.
    Senado Federal – Anexo II – Ala Senador Ruy Carneiro – Gabinete 3.
    CEP: 70.165-900
    Brasília - DF
    Assunto: Sessão Homenagem à Maçonaria Brasileira.
    “Prezado Irmão Senador Mozarildo Cavalcanti”:
    Agradecemos o honroso convite para participação na Sessão do próximo dia 20, “em homenagem à Maçonaria Brasileira”.
    Decidimos NÃO comparecer, não obstante o convite tenha partido de um querido e valoroso irmão, que merece, de nossa parte todo respeito e admiração, registrando que nos últimos 6 anos, sempre, estivemos presentes, sempre.
    Parece-nos que, a “melhor” homenagem que o Senado poderia, neste momento, prestar à “Maçonaria”, seria POR UM FIM URGENTE a todos os “Escândalos” que chegam ao conhecimento do sofrido povo brasileiro.
    Não acreditamos nos “denunciantes” e muito menos nos “denunciados”.
    O “denunciante” de hoje, é o “denunciado” de amanhã!!!
    O povo brasileiro sofre.
    O eleitor brasileiro tem que ser conscientizado de que ele “é o culpado” de ter “dado” mandato a quem não honrou o seu voto.
    A única “arma” de que dispomos, é o nosso voto, e, como MAÇOM, passo a defender que o povo eleitor, tem que exercer o direito do voto, de forma absolutamente consciente, lembrando, sempre, daqueles que frustaram os seus sonhos legítimos e lhes impingiram AGRURAS E SOBRIMENTOS, FOME, MISÉRIA, FALTA DE CULTURA, FALTA DE EDUCAÇÃO, FALTA DE SEGURANÇA, FALTA DE SAÚDE, e FALTA DE VERGONHA! Principalmente, para NUNCA MAIS votar nessa pessoa.
    Agradeço, respeitosamente o Convite, MAS, NÃO PARTICIPAREI: NÃO COMPARECEREI.
    T.F.A.
    Atenciosamente,
    José Maria Dias Neto
    Grão Mestre do Grande Oriente Paulista

    ResponderExcluir
  8. Prezado mestre Lacerda...Divulga nomes?...Alí são todos os 2 grupos A e B são controlados pelo presidente Lucas Borges...Alí é um jogo de cartas marcadas onde me parece que o Atual prefeito Sérgio está agora negociando o mandato com Audir Santana...Isso está assustando os vereadores.

    ResponderExcluir
  9. Vamos divulgar nomes! vamos fazer o que nos for possível! A população tem que saber quem são as pessoas que nos comandam e que decidem os destinos da cidade e por conseguinte parte dos nossos. De minha parte tudo farei para que esses parasitas não fiquem impunes!
    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  10. essa votação do Lixão não tem previsão de quando será votada, podendo ser marcada apenas quando houver a certeza que terá quorum.

    Q história é essa?

    não tem previsão de quando será votadaser marcada apenas quando houver a certeza que terá quorum.??

    E será votada quando???

    Quando o lixão já estiver em funcionamento???

    ser marcada apenas quando houver a certeza que terá quorum???

    Q q é isso?

    Então é assim, eles sabem o dia q devem faltar?

    Ou ñ sabem q tem q trabalhar??

    Esses caras foram eleitos e ganham pra trabalhar!

    E recebem muito + do q a maioria da população de Itaboraí!

    E pra q?

    Pra v quando dá pra ir na câmara???

    Fala sério!

    vamos fazer + um cartaz com as fotos desses caras e espalhar pra toda a popuilação de Itaboraí!

    Não é possível q esses caras desconheçam a importancia dessa lei!

    ISSO É FALTA DE VERGONHA NA CARA!

    FALTA DE RESPEITO PRÓPIO E PRINCIPALMENTE COM A POPULAÇÃO DE ITABORAÍ!

    ESSES TRAIDORES Ñ PODEM C ESQUECIDOS!!!

    ResponderExcluir
  11. Eastou dentro, Italo. Conte comigo. Vamos fazer out door, vamos fazer alguma coisa. Aqui em Itaboraí, minha esperança é a CEAI. Por isso estou aqui para ajudar no que for posssivel!

    Antonio Gomes Lacerda

    ResponderExcluir
  12. ISSO É BRASIL...AQUI EM ITABORAÍ, TODOS OS POLITICOS ESTÃO LIVRES...GILMAR MENDES SOLTOU DANIEL DANTAS EM 2 HORAS...
    Presa por furtar pote de manteiga pede liberdade ao STJPresa desde novembro do ano passado por furtar um pote de manteiga que custa R$ 3,20, a doméstica Angélica Aparecida de Souza Teodoro teve um pedido de Habeas Corpus apresentado em seu favor no Superior Tribunal de Justiça. Esse já é o segundo pedido em defesa da doméstica desempregada. O primeiro foi apresentado dia 17 passado e ambos foram distribuídos ao ministro Paulo Gallotti, da 6ª Turma.O pedido partiu do estudante de Direito do Centro Universitário de Brasilia, Eduardo dos Santos Tavares, ele é amapaense e não conhece a moça.

    Segundo o requerente, Angélica tem 18 anos, está desempregada, tem um filho de dois anos e está recolhida ao Cadeião de Pinheiros, em São Paulo. A defesa sustenta que ao tentar furtar o pote de manteiga — ela o escondeu no boné — não houve ameaça contra o dono do estabelecimento. Assim, não se justifica a prisão.

    O pedido de Habeas Corpus informa que a acusada não tem antecedentes criminais e está sendo mantida em local ocupado por presas condenadas por crimes hediondos. A defesa sustenta ainda que a acusação de roubo é equivocada, pois ela deveria ser acusada por furto (artigo 155 do Código Penal).

    A defesa também alega que “o ‘furto/roubo famélico’ se amolda quando ‘é praticado por quem, em estado de extrema penúria, é impelido pela fome, pela inadiável necessidade de se alimentar’”. Assim, observando as peculiaridades do caso, seria injusto o apenamento de uma pessoa mesmo que haja previsão legal.

    Pedido de Habeas Corpus semelhante foi negado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que concluiu não haver elementos para detectar prontamente a ilegalidade da prisão. Daí o pedido ao STJ.

    HC 55.973

    ResponderExcluir
  13. GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE OS POLITICOS QUE APOIARAM A VINDA DO LIXÃO PARA NOSSA CIDADE (NOMES), ISSO É, SE POSSÍVEL....

    ResponderExcluir
  14. Todas as informações que dispomos sobre o lixão podem ser conferidas através do endereço abaixo: http://comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com/search/label/Lix%C3%A3o

    Os nomes dos Pais do LIXÃO:

    Os Prefelixos Pais do Lixão de Itaboraí:
    Cosme Salles PMDB
    Sérgio Soares PP

    Os Verealixos Pais do LIXÃO de Itaboraí:
    Carlinhos da Farmácia PSDB
    Irmão Caio PSC
    Marcos Araújo PP
    Moadir da Faraó PMDB
    Valdir Batista PT.

    ResponderExcluir