sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre a Votação do Lixão do dia 29 de Abril de 2010


Desde do início, quando a CEAI se envolveu nessa luta para impedir a vinda desse Projeto de Burro-Suíno, nós percebemos que o empreendimento de Cosme Salles, junto com Paulinho da Piscina e Sérgio Soares, tinha a aceitação da maior parte da Câmara Municipal. Percebemos também que a instalação do lixão já era praticamente certa.

Apesar disso, continuamos a desenvolver uma mobilização contrária a vinda do projeto, pois o Lixão, como já foi dito diversas vezes pela CEAI, é um projeto que gerou um contexto onde se tornou mais claro perceber a cultura política de Itaboraí. Cultura essa, extremamente retrógrada e conservadora, presente tanto pelos políticos defensores do projeto como pela maioria dos políticos da região que foram contrários.

Isso pode ser percebido pela inexpressividade de articulação dos vereadores que disseram ser contra o lixão e o distanciamento que estes também possuem com a população. Veja o exemplo da Assembléia Popular que criamos para discutir a questão: convidamos todos os vereadores e apenas 3 estiveram presentes. Convidamos o Prefeito, O vice-Prefeito e sua Secretária de Meio Ambiente, que obviamente cagaram para o convite.

Além disso, por falar em inexpressividade, fica uma pergunta interessante também: Qual foi o papel dos Deputados da região Audir Santana e Alexandre Santos nessa história? A CEAI participou praticamente de todas as mobilizações realizadas e nunca vimos Alexandre Santos nelas, no máximo vimos Audir Santana em uma manifestação que foi a 22 de maio, que logicamente gerou uma enorme visibilidade para ele pois, afinal, ainda estava tentando realizar seu sonho de ser prefeito. Por que esses deputados e os vereadores que se dizem ser contrários ao lixão não entraram no Ministério Público contra esse empreendimento???

Se torna necessário ressaltar também, que a maior parte (NÃO ESTAMOS GENERALIZANDO) dos vereadores que se dizem ser contra o Lixão por diversas vezes tentaram inviabilizar a participação da população nesse processo, utilizando uma luta popular para realizar barganhas políticas, no intuito de se beneficiar em suas campanhas futuras. Além disso, não podemos também esquecer e ficar bancando uma de ingênuo, que esses vereadores várias vezes adiaram a votação. Foram adiando, adiando, adiando, ao ponto que a ESTRE iniciou as obras antes mesmo da votação.

Obs.: O Vereador Marcos Araújo votou CONTRA a Lei que visava impedir a entrada de lixo "estrangeiro" em Itaboraí.

É lamentável mas é real: o Lixão passou! Porém, o que conseguimos construir durante todo esse tempo de luta para impedir esse projeto é que foi a grande vitória. Desenvolvemos uma participação popular ativa. Nós da CEAI, junto com outros grupos da sociedade civil, elaboramos em uma Assembléia Popular uma emenda de Lei e conseguimos fazer com que fosse votada, mesmo percebendo que as possibilidades de obter o que esperávamos era quase nula, mas nem por isso deixamos de lutar.

A união sem dúvida fez a força, CEAI, Movimento Nosso lixo Legal, Movimento Secundarista do Pré Vestibular do CEVI e o SEPE, todos de alguma forma contribuíram nessa luta.

Ontem foi, com certeza, um dia Histórico em Itaboraí. A população indignada tacando ovo nos TRAIDORES, e esses precisando ser escoltados pela polícia. O cinismo de diversos políticos da região sendo desmascarados. Além do lixão o que combatemos foi essa maléfica cultura política de negociatas em Itaboraí. Iniciamos o desenvolvimento de uma cultura política onde o que é valorizado é a defesa dos nossos direitos, de nossa dignidade, e não uma forma de se obter visibilidade para mostrar aos políticos da região que existe e obter com isso um emprego na prefeitura, como contrapartida para reinar o silêncio.

Contamos com a presença de todos na Manifestação do dia 22 de Maio.

2 comentários:

  1. Infelizmente a policia ainda defende os criminosos que apunhalaram a população. A policia que é feita para prender criminosos, estava ali para defender os mesmos. Enquanto isto, a população não tinha a quem recorrer. Não espero que eles sejam julgados pelos tribunais de suas consciencias, porque eles não as tem, mas que há uma justiça e que est não falha, o tempo mostrará. Parabens à CEAI e a todos que foram ao circo. Cumpriram o seu papel. 2012 vem aí e com certeza essa corja irá pedir o seu voto para defender a cidade. Você já o conhece. Vai votar neles?

    ResponderExcluir
  2. Concordo e endosso as palavras do mestre acima...
    Pra mim nada foi surpresa ainda bem que história nos mostra que alí já foi um dia uma cadeia.

    ResponderExcluir