terça-feira, 8 de maio de 2012

Mais denúncias do uso do Ônibus Universitário de Itaboraí como palanque eleitoreiro.



No ultimo mês de Abril recebemos várias denúncias sobre o uso do Ônibus Universitário e de outros projetos “sociais” da Prefeitura que estão usando os universitários envolvidos para fazer campanha política.

A CEAI então resolveu fazer um resumo das denúncias feitas e postá-las como a síntese do que está ocorrendo com os usuários do transporte que deveria ser utilizado como um instrumento de ampliação e não de alienação mental.

Segundo os denunciantes a Prefeitura de Itaboraí e o Espaço Universitário estão utilizando da ingenuidade de alguns Estudantes do município para promover o Prefeito e o responsável pelo Espaço Universitário.

“No dia 15 de abril foi realizada uma convocação para uma reunião no Rotary as 09:00 para entrega das carteirinhas que se tornou um encontro político para a promoção de Sergio Soares e do responsável pelo Espaço Universitário.
Tinha buffet, muitas pessoas entre alunos e pais, funcionários da Prefeitura e a equipe do ônibus. No telão, algumas imagens foram selecionadas para demonstrar o trabalho realizado pelo atual governo. A demora para iniciar a reunião se deu por conta da espera do excelentíssimo Prefeito. Ele chegou, pediram aplausos... e muitos aplaudiram, outros com  senso crítico que são contra essa lavagem cerebral, com receio de represálias nem se manifestaram.
Ele discursou, falou das suas dificuldades enquanto universitário e etc. Enfatizou que o ônibus é SEU projeto, um "antigo sonho".
Importante mencionar que toda essa discussão do TSU existe desde 2002 por iniciativa dos estudantes e ganhou força em 2009 com a criação da CEAI. Onde tiveram membros da CEAI que participaram desde o início dessa discussão. Essa memória a prefeitura e seus subordinados jamais lembrarão.

Tiveram alunos que levantaram cartazes agradecendo excelentíssimo. Teve até presente. Na verdade, ele precisa ser bajulado para manter esse serviço. Desde o inicio da implantação desse ônibus ouço isso:
“Ainda bem que temos esses Universitários que conseguem fazer tal "tietagem"...”
O pior é vê-los alegando que usamos o ano todo o ônibus e deveríamos ter consideração pelo Prefeito...
Não critico apenas o fato dele querer fazer palestra ou comício. Aliás, na ultima reunião foi o Secretário de Agricultura.
          Em ano de eleição é muito importante ele ter mais um espaço para se apresentar, afinal, tem aumentado o nº. de pessoas que criticam seu governo. 
Acho muito ruim essa idéia de se apresentar como dono de um serviço público. Não vejo necessidade de se auto promover como o PAI do transporte. Acho muito conveniente as pessoas reconhecerem, sem ser empurrada essa idéia.
A pior coisa dentro dessa questão é o fato dele desconsiderar toda uma luta de alguns Universitários, Professores e familiares. Ele ignora toda forma de reivindicação que venha da população. É como se o TSU fosse algo implantado por ele mesmo.
O que não foi verdade!
Foi preciso anos de manifestaçãopasseata em pleno desfile cívico para ele reconhecer essa necessidade.Cartazesfaixasapitos e tempo disponibilizado por todos esses que se doaram às reuniões, sessões na Câmara, na Prefeitura, na Secretaria de Educação etc.

O prefeito simplesmente pegou esse projeto para si.
Hipocrisia e egoísmo seriam as palavras corretas.
Além de que muitos ainda não estão incluídos nesse “direito” de acesso. E nada se dá de forma transparente.
É intolerável ser obrigada a participar de reuniões como essa. Ouvir mentiras e não poder se expressar pormedo de perder o seu “direito”.
Se o ônibus fosse LEI conforme a luta popular reivindicava, os Universitários não seriam coagidos de tal forma.
Outra coisa, eles pedem, não é obrigatório, que a gente faça projetos de modo a ajudar o município.
Tudo bem... mas vai servir de palco para o Vice e o Prefeito. Vide o pré vestibular de Manilha. Os dois estiveram presentes para fazer discursos. Então por que eu participar ou promover projetos num governo que eu não aprovo?
Posso ajudar meu município de outra forma, aliás, de tantas outras formas, mas não em projetos em que vá promover o nome do Prefeito.
Tudo isso não precisaria acontecer se o executivo e o legislativo ouvissem a principal reivindicação: Tornar o transporte universitário como um direito em Lei e não como um serviço de governo, onde muitos ficam dependentes da reeleição do Prefeito para manter esse ônibus que tanto ajuda no orçamento mensal de muita galera.
Aqueles que não compareceram a reunião por diversos motivos, foram impedidos de entrarem no ônibus na terça e quarta feira da semana da reunião semana, pelos fiscais do ônibus e principalmente pelo Marcio (fiel escudeiro do Prefeito e do Franklin e funcionário da Prefeitura da cidade).
Enfim... está claro a manipulação das autoridades de Itaboraí... Sabemos que a CEAI foi peça fundamental para a aprovação desta Lei...
Não deixemos que o Sergio Soares use disso para conseguir votos de pessoas que infelizmente não possuem senso crítico.”

Obs: Em Junho do ano passado a CEAI já havia feito uma postagem enviada por um usuário do Ônibus Universitário, denunciando o uso do mesmo para fins eleitoreiro.
O título da postagem foi: 

O desabafo de um Estudante itaboraiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário