terça-feira, 13 de novembro de 2012

Em Itaboraí "melhor idade" só rima com precariedade.

Hoje, em Visconde, uma senhora de 66 anos reclamou que o posto de saúde não tem médico. Quando tem, não funciona porque está com falta d'água. Ela tem sérios problemas cardíacos. Simplesmente é ignorada pelo poder público, como se fosse um nada.


Seu esposo, com 83 anos, a mesma coisa, sofre com o descaso e ausência da saúde pública. O pai dessa senhora morava há 1 ano no Ceará e lá ele tinha visita constante do "médico de família". Ele, com 92 anos, não precisava ir até uma clinica, enfrentar fila ou coisa assim. Simplesmente, o médico ia até sua casa p/ fazer acompanhamento. Essa senhora lembra com saudade do Ceará, segundo ela, as coisas por lá são bem melhores. 


Ontem na aula de Mundo I, a discussão foi justamente essa: O capital sobreposto ao Estado. Os serviços públicos estão sendo tomados pelo privado, tudo é em volta do dinheiro. Os governos estão se ausentando de suas obrigações e o povo fica às margens de um sistema financeiro cada vez mais ameaçador. Cada vez mais os serviços públicos estão sendo privatizados.

Onde um aposentado vai ter dinheiro para custear um plano de saúde?

Sorte...vive pela sorte e pela graça de Deus. O Estado não dá apoio, quando dá, é muito precarizado.

Fila, demora, falta de profissionais ou profissionais sem experiências atuando sozinhos, etc.

É preciso ter equilíbrio...muito equilíbrio num mundo onde o dinheiro está cada vez mais tomando espaços e nós, aqui embaixo, sofrendo as consequências e por vezes, sendo cúmplices, ao motivar com ou sem querer, a partir de simples atos ou mesmo optando pelo silêncio, como se nada tivesse acontecendo.

Nessas minhas andanças, onde vou procuro aprender e compartilhar conhecimento, e vejo que aprendo mais com pessoas que nunca frequentaram uma escola! Toda a geografia ensinada na UERJ está aqui, lá e acolá, de forma empírica, é tudo fato. Infelizmente...tá tudo muito estranho...

Mas vamos focar nossas atenções em Lady Gaga, na reeleição de Obama ou no furacão que destruiu algumas partes dos EUA. Porque aqui, tá tudo bão, podemos comprar desde moto até carrão.

Crédito, créditos..agora somos mais felizes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário